10 Mitos/Factos Alimentares

Barbara de Almeida Araujo
Mito ou Facto:
 
1.O gás contido nas bebidas engorda?
Mito: O gás contido nos refrigerantes é o dióxido de carbono, um gás que todos os seres vivos produzem quando respiram, não é metabolizado pelo organismo, não tem calorias e portanto não engorda.
Muitas bebidas gaseificadas contém uma grande quantidade de açúcar adicionado, é o açúcar adicionado nas bebidas que engorda e não propriamente o gás. Existem no entanto bebidas com gás sem adição de açúcar ou com baixo teor de açúcar que podem constituir uma opção interessante para pessoas que pretendem perder peso.

2.Saltar refeições ajuda a perder peso?
Mito: Ao saltar refeições vai ingerir menos calorias, o que deveria conduzir a uma perda de peso, certo? Errado. 
Estudos demonstram que as pessoas que saltam refeições, especialmente o pequeno-almoço, tendem a ter mais peso do que aquelas que fazem pelo menos 5 refeições diárias. 
Uma das possíveis explicações pode ter a ver com o facto das pessoas que saltam refeições têm mais fome e tendem a comer mais quantidade de alimentos na refeição seguinte.

3.As frutas ou vegetais enlatados/congelados são menos nutritivos que os frescos?
Mito: Pesquisas científicas demonstraram que alimentos congelados e enlatados são tão nutritivos quanto os frescos. 

4. O pão engorda. Quando se está a fazer dieta não se deve comer pão.
Mito: O pão, sobretudo o pão escuro, possui uma quantidade significativa de fibras e um baixo índice glicémico, sendo fundamental inclusive em dietas de emagrecimento. O problema pode estar muitas vezes naquilo que se coloca no pão (manteiga, doves, queijos gordos), aumentando significativamente o seu valor calórico.

5. Comer ananás ajuda a emagrecer?
Mito: Comer ananás após uma refeição facilita o processo digestivo devido a presença de uma enzima, a bromelaína, mas não ajuda especificamente no processo de emagrecimento. Vai depender da ingestão calórica total.

6. Comer banana reduz as cãibras?
Facto: As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio, deste modo a ingestão de banana ajuda a contribuir para o desaparecimento das cãibras.
7. Comer laranja à noite faz mal?
Mito: Segundo algumas pesquisas este mito terá surgido porque os nossos antepassados, nomeadamente as pessoas mais pobres, roubavam laranjas durante a noite. Para dissuadir os ‘ladrões’, começou-se a espalhar o mito de que comer laranjas à noite seria mau, tendo surgido  o provérbio: “De manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata”. No entanto, esta crença não tem qualquer fundamento científico. Porém, a laranja sendo rica em vitamina C pode provocar um ligeiro aumento da pressão sanguínea no organismo, podendo ser ligeiramente estimulante quando consumida à noite, e desta forma em algumas pessoas pode perturbar o sono.
8. Beber água à refeição engorda?
Mito: Primeiro, a água não engorda pois contém 0 kcal/100ml. Contudo se bebermos muita água à refeição (mais de 300ml) ocorre uma diluição do suco gástrico, o que vai diminuir a sua acção nos alimentos dificultando a digestão. Para além disso podemos ficar com com azia, sensação de enfartamento, e com o estômago dilatado.  Porém é recomendado a ingestão de uma quantidade de água moderada (até 200ml, 1 copo) à refeição já que vai facilitar a digestão e absorção dos nutrientes e vai humedecer o bolo intestinal.

9. O pão torrado engorda menos que o pão fresco?
Mito: O pão torrado apenas perde água mas os hidratos de carbono e valor calórico não sofre alteração.

10. O chá verde ajuda a emagrecer?
Facto: Diversos estudos indicam que o chá verde, para além de ser rico em antioxidantes, tem entre outras, propriedades diuréticas e termogénicas, podendo ser um aliado numa dieta de emagrecimento


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