A cor e o tamanho do prato pode influenciar na quantidade de alimentos que ingerimos

Agosto 9, 2013 Barbara de Almeida Araujo No comments exist

De acordo com um estudo publicado no Journal of Consumer Research (2012), o contraste entre a cor do prato e a cor do alimento tem um grande impacto na quantidade de alimentos que ingerimos. Este estudo demonstrou que quanto maior o contraste entre a cor do prato e o alimento menor a tendência para nos servirmos mais do que devíamos, ou seja, se o alimento tiver uma cor semelhante à do prato as pessoas comem mais 22% da porção habitual. “Quando há um maior contraste entre o alimento e o prato conseguimos ter maior percepção da porção que estamos a consumir”, explica o investigador do estudo.



Para saber mais: http://smallplatemovement.org/ e http://foodpsychology.cornell.edu
O investigador do estudo, Brian Wansink, especialista em psicologia alimentar, refere ainda que para além da cor do prato também se deve ter em conta o tamanho do prato. A tendência do ser humano é encher o prato, seja ele grande ou pequeno. Comer em pratos grandes dá-nos a sensação de que estamos a comer pouco, pelo contrário quando comemos em pratos pequenos, mesmo uma porção menor, dá-nos uma sensação de que estamos a comer mais. Isto acontece devido a ilusão Delboef  (efeito primário de perspectiva, que faz parecerem desiguais dois círculos iguais, estando um destes situado dentro de outro maior). 

Delboef  Illusion




Assim, aplicado a alimentação a ilusão de Delboef faz com que a mesma porção de comida nos pareça menor quanto maior o espaço em branco do prato. Se usarmos pratos grandes servimos mais 9% a 31% do que nos serviríamos normalmente, afirma o investigador.




Algumas Dicas para “enganar” o cérebro:

  • Coma em pratos mais pequenos. Desta forma vai reduzir a porção, vai sentir-se mais saciado e vai reduzir os desperdícios alimentares;
  • Utilize pratos maiores para saladas e legumes, e pratos menores para as refeições principais e sobremesas (pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo de legumes e reduzir o consumo de doces e outros alimentos mais calóricos);
  • Use um tom mais escuro de prato para massas brancas, e um mais claro, de preferência verde, para as saladas. No entanto se no seu caso quiser aumentar a ingestão de saladas e legumes uma estratégia será usar pratos de tom verde;
  • Se quiser cortar nas calorias provenientes de sumos, vinho ou outras bebidas use copos altos e estreitos, pois fazem parecer que tem mais quantidade do que copos pequenos e largos;
  • Use uma colher mais pequena para se servir.

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