A cor e o tamanho do prato pode influenciar na quantidade de alimentos que ingerimos

Barbara de Almeida Araujo

De acordo com um estudo publicado no Journal of Consumer Research (2012), o contraste entre a cor do prato e a cor do alimento tem um grande impacto na quantidade de alimentos que ingerimos. Este estudo demonstrou que quanto maior o contraste entre a cor do prato e o alimento menor a tendência para nos servirmos mais do que devíamos, ou seja, se o alimento tiver uma cor semelhante à do prato as pessoas comem mais 22% da porção habitual. “Quando há um maior contraste entre o alimento e o prato conseguimos ter maior percepção da porção que estamos a consumir”, explica o investigador do estudo.



Para saber mais: http://smallplatemovement.org/ e http://foodpsychology.cornell.edu
O investigador do estudo, Brian Wansink, especialista em psicologia alimentar, refere ainda que para além da cor do prato também se deve ter em conta o tamanho do prato. A tendência do ser humano é encher o prato, seja ele grande ou pequeno. Comer em pratos grandes dá-nos a sensação de que estamos a comer pouco, pelo contrário quando comemos em pratos pequenos, mesmo uma porção menor, dá-nos uma sensação de que estamos a comer mais. Isto acontece devido a ilusão Delboef  (efeito primário de perspectiva, que faz parecerem desiguais dois círculos iguais, estando um destes situado dentro de outro maior). 

Delboef  Illusion




Assim, aplicado a alimentação a ilusão de Delboef faz com que a mesma porção de comida nos pareça menor quanto maior o espaço em branco do prato. Se usarmos pratos grandes servimos mais 9% a 31% do que nos serviríamos normalmente, afirma o investigador.




Algumas Dicas para “enganar” o cérebro:

  • Coma em pratos mais pequenos. Desta forma vai reduzir a porção, vai sentir-se mais saciado e vai reduzir os desperdícios alimentares;
  • Utilize pratos maiores para saladas e legumes, e pratos menores para as refeições principais e sobremesas (pode ser uma boa estratégia para aumentar o consumo de legumes e reduzir o consumo de doces e outros alimentos mais calóricos);
  • Use um tom mais escuro de prato para massas brancas, e um mais claro, de preferência verde, para as saladas. No entanto se no seu caso quiser aumentar a ingestão de saladas e legumes uma estratégia será usar pratos de tom verde;
  • Se quiser cortar nas calorias provenientes de sumos, vinho ou outras bebidas use copos altos e estreitos, pois fazem parecer que tem mais quantidade do que copos pequenos e largos;
  • Use uma colher mais pequena para se servir.

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