Alimentação nas férias

Barbara de Almeida Araujo

Verão é sinónimo de férias, praia, jantares e festas com os amigos e família. Mas isto não quer dizer que descuide da sua alimentação.

Assim, seguem algumas dicas:
Na praia:
Quando vamos para a praia queremos levar comida prática e fácil de transportar. Muitas das vezes levamos sandes variadas, bolachas , batatas fritas, sumos e no final ainda apetece comprar um gelado ou uma bola de berlim. Ou seja, tudo alimentos calóricos.  Na praia devemos optar por refeições leves e ingerir bastantes líquidos de forma a evitar desidratação.

  • Para o almoço pode optar por levar uma salada com uma base de alface/rúcula/agrião/endívias e depois pode juntar alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango, atum, delícias do mar, salmão fumado, camarões, fiambre, queijo magro e no final pode temperar com azeite e vinagre balsâmico e ervas aromáticas;
  • Outra opção para o almoço, em vez de levar uma sandes com pão normal faça um wrap usando folhas de alface para embrulhar (ver aqui receita wrap);
  • Fruta e iogurte para os lanches;
  • Legumes frescos, lavados e arranjados como cenoura (para além de saciar e ser pouco calórica ainda ajuda no bronzeado), talos de aipo, palitos de pepino e pimento, rabanete;
  • Leve água, chá ou limonada sem açucar (pode usar adoçante, ex: stevia).
  • Se comer um gelado opte por um sorvete (O sorvete normalmente contém menos calorias pois é um preparado gelado feito com água, açúcar e polpa de fruta natural enquanto que o gelado é elaborado com leite ou natas, gema de ovo, açúcar). Se for comer um gelado de bola coma apenas uma, evite colocar toppings e prefira comer no copo em vez de comer no cone (sempre “poupa” algumas calorias). Em relação à altura do dia, prefira consumir de dia enquanto ainda está activo e pode gastar algumas calorias e sempre após uma refeição (desta forma a absorção dos açúcares vai ser menor);
  • Outro snack que é comum venderem a praia, que sabe tão bem mas faz tão mal são as batatas fritas…Evite…porque não fazer rodelas de maçã crocantes e levar consigo?(corte as maças as rodelas finas coloque num tabuleiro, polvilhe com canela e leve ao forno);
  • Também é habitual depois da praia ir a esplanada petiscar qualquer coisa. Os caracóis são uma excelente opção, sendo ricos em proteínas pobres em calorias e gordura. Para acompanhar opte por beber uma coca-cola light ou zero ou se beber cerveja opte por cerveja sem álcool (já que tem menos calorias do que a cerveja normal).
  • Os tremoços, companheiro fiel da cerveja em dias quentes, também podem ser uma opção já que têm menos gordura do que as batatas fritas, amendoins e outros petiscos que habitualmente se comem. Os tremoços são ricos em proteína e fibra, contém pouca gordura e poucas calorias, porém uma quantidade significativa de sal, razão pela qual devem ser consumidos com moderação (uma porção equivale a 30g).

Jantares com amigos/Família
Nos jantares ou festas é difícil não cometermos excessos, no entanto é possível comermos de forma equilibrada.

  • Não vá de estômago vazio. Faça um lanche ligeiro (fruta, iogurte magro) para não chegar ao jantar cheio de fome. Isto vai evitar que “devore” tudo o que lhe apareça a frente;
  • Como entrada opte por comer uma salada ou se houver também pode optar por marisco, evite os salgados, tostas, patés e queijos gordos. Pode ainda comer azeitonas (cerca de 10);
  • No prato principal tente comer sempre legumes como acompanhamento e evite o arroz, batata e massa;
  • Na sobremesa opte pela fruta em vez dos doces;
  • Relativamente às bebidas o ideal é sempre água, no entanto não irá prejudicar a sua alimentação se beber um copo de vinho tinto ou uma cerveja sem álcool;

Aproveite para por a conversa em dia, centre-se nas pessoas e não na comida. Coma devagar de forma a dar tempo a que a informação de saciedade chegue ao cérebro.

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

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