Massa “milagrosa” – Konjac ou Shiratak

Barbara de Almeida Araujo
O Konjac é produzido a partir de um tubérculo do género Amorphophallus, nativo do leste asiático.
Tem uma aparência gelatinosa e translúcida e é composto por aproximadamente 96% de água e 4% de Glucomanano, uma fibra solúvel capaz de absorver mais de 100 vezes o seu volume em água, formando um gel volumoso e de grande viscosidade. Pelo efeito de volume o glucomanano promove uma sensação de saciedade, funcionando dessa forma como um controlador do apetite. Tem efeito laxante e dificulta a absorção de gorduras. É hipoglicemiante e ajuda a baixar os níveis de colesterol.
Na ásia o konjac é comercializado sob a forma de bloco paralepipédico (chamado konnyaku) , sob a forma de massa (chamado Shirataki ), , ou então como suplemento dietético, sob a forma de cápsulas, como inibidor de apetite e regulador do trânsito intestinal. Também se encontra em pó para preparação de gelatina por exemplo (devido à sua propriedade espessante).



 Shiratak

O valor nutricional da massa Konjac é muito baixo (contém apenas 8kcal por 100g), não contendo quantidades significativas de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas ou minerais, e é isenta de glúten, razão pela qual esse alimento deve ser apenas parte de uma dieta para perder peso.
A massa Konjac é utilizada nos países asiáticos desde longa data e já tem feito sucesso em diversos países (Reino Unido, Irlanda e Brasil), só tendo chegado a Portugal recentemente. Devido ao seu baixo valor nutricional tem sido chamada de massa “milagrosa” e usada em dietas de emagrecimento. Inclusive a Nigella Lawson (chef de cozinha britânica) atribuiu a sua rápida perda de peso a esta massa “milagrosa”, tendo o konjac no ano passado, no Reino Unido, ganho muita popularidade entre as mulheres que procuravam perder algum peso.
A massa pode ser usada em substituição da massa normal se estivermos numa dieta de baixo valor calórico e baixo teor de hidratos de carbono. No entanto, apenas se deve usar a massa Konjac para substituir uma refeição do dia, uma vez que praticamente não possui nutrientes e o nosso organismo necessita de macro e micronutrientes para funcionar correctamente.


Qualquer pessoa pode consumir a massa Konjac, no entanto deve ser evitado em pessoas com dificuldade de deglutição ou com problemas no esófago devido à sua viscosidade (podendo causar asfixia). Tenha atenção a hora da toma de fármacos, inclusive da pílula anticoncepcional, devendo fazer a toma dos mesmos com uma distância de 3 horas pois o konjac retarda o processo digestivo logo poderá reduzir a eficácia de qualquer medicação.

Como preparar: A massa vem embalada em água. Escorre-se a água e passa-se por água e ferve-se em água durante 3 a 5 minutos (a textura pode ser um pouco estranha, por isso se cozermos durante alguns minutos fica com uma textura melhor. Na embalagem só dizem para passar por água morna mas aconselho a cozer durante 3 a 5 minutos). Como praticamente não tem sabor pode-se deitar algumas gotas de limão na água ou juntar 1 colher de sopa de molho de soja.


Esta massa pode ser um excelente aliado numa dieta de emagrecimento, contudo aconselhe-se sempre junto do seu Dietista/Nutricionista.



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