Sente-se ansioso? Saiba quais os alimentos que podem ajudá-lo a controlar este estado emocional

Barbara de Almeida Araujo

A ansiedade pode ser definida como um estado psíquico de apreensão ou medo devido à antecipação de uma situação desagradável ou mesmo perigosa, acompanhado de sintomas somáticos de tensão. Quando a ansiedade atinge um valor extremo e carácter sistemático torna-se patológica. Neste caso, começa a provocar sensações negativas, mau estar e a interferir no funcionamento saudável da pessoa nas várias vertentes da vida.
Muitas vezes a ansiedade é apontada como inimiga da dieta e responsável pelos ataques de gula. Quando surge a ansiedade é comum surgir a vontade de atacar o frigorífico e a despensa e devorar todos os alimentos mais calóricos. No entanto existem alguns alimentos podem ajudar precisamente a controlar essa ansiedade:


-As frutas cítricas, como a laranja, tangerina, limão, bem como o kiwi, abacaxi e morangos ajudam a diminuir a ansiedade. Estudos comprovam que a vitamina C presente nestas frutas diminui a secreção de cortisol, uma hormona libertada pelas glândulas supra-renal em resposta ao stress. Desta forma a Vitamina C parece ter um efeito calmante.

Ovos, leite e derivados são boas fontes de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina. A serotonina por sua vez é um neurotransmissor que ajuda a melhorar o humor, combate a depressão e promove uma sensação de bem-estar. Desta forma alimentos ricos em triptofano ajudam a aliviar os sintomas relacionados com ansiedade.

Carnes magras e Peixe são também boas fontes de triptofano. Para além disso contém outro aminoácido, a taurina, o qual aumenta a disponibilidade de outro neurotransmissor (GABA), responsável pelo controle da ansiedade.

Espinafre, brócolos, espargos, feijão, vegetais de folha verde escura são ricos em ácido fólico, um antidepressivo natural.

-O Chocolate é rico em flavonóides, antioxidantes que aumentam os níveis de serotonina no cérebro (neurotransmissor que melhora o humor, promove uma sensação de bem estar e diminui a ansiedade). De acordo com estudos, consumir 1 quadrado de chocolate negro por dia tem efeitos benéficos para a saúde sem alterar o peso corporal, quando inserido num estilo de vida equilibrado.

-Os Hidratos de carbono aumentam a glicémia, promovendo uma sensação de energia, bem-estar e disposição, podendo por isso ajudar a combater a ansiedade. No entanto deve-se preferir os hidratos de carbono complexos (pão, arroz, cereais integrais, leguminosas, batata, legumes) em detrimento dos hidratos de carbono simples (mel, fruta, açúcar, refrigerantes, bolos, etc.).


Não se esqueça que tudo isso deve estar associado à pratica de actividade física, pois o exercício também liberta neurotransmissores que promovem a sensação de bem estar e, deste modo, ajuda a diminuir a ansiedade.

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos!

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