
-As frutas cítricas, como a laranja, tangerina, limão, bem como o kiwi, abacaxi e morangos ajudam a diminuir a ansiedade. Estudos comprovam que a vitamina C presente nestas frutas diminui a secreção de cortisol, uma hormona libertada pelas glândulas supra-renal em resposta ao stress. Desta forma a Vitamina C parece ter um efeito calmante.
–Ovos, leite e derivados são boas fontes de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina. A serotonina por sua vez é um neurotransmissor que ajuda a melhorar o humor, combate a depressão e promove uma sensação de bem-estar. Desta forma alimentos ricos em triptofano ajudam a aliviar os sintomas relacionados com ansiedade.
–Carnes magras e Peixe são também boas fontes de triptofano. Para além disso contém outro aminoácido, a taurina, o qual aumenta a disponibilidade de outro neurotransmissor (GABA), responsável pelo controle da ansiedade.
–Espinafre, brócolos, espargos, feijão, vegetais de folha verde escura são ricos em ácido fólico, um antidepressivo natural.
-O Chocolate é rico em flavonóides, antioxidantes que aumentam os níveis de serotonina no cérebro (neurotransmissor que melhora o humor, promove uma sensação de bem estar e diminui a ansiedade). De acordo com estudos, consumir 1 quadrado de chocolate negro por dia tem efeitos benéficos para a saúde sem alterar o peso corporal, quando inserido num estilo de vida equilibrado.
-Os Hidratos de carbono aumentam a glicémia, promovendo uma sensação de energia, bem-estar e disposição, podendo por isso ajudar a combater a ansiedade. No entanto deve-se preferir os hidratos de carbono complexos (pão, arroz, cereais integrais, leguminosas, batata, legumes) em detrimento dos hidratos de carbono simples (mel, fruta, açúcar, refrigerantes, bolos, etc.).