Recuperar das Férias

Barbara de Almeida Araujo
Durante as férias é normal sairmos um pouco da nossa rotina alimentar, cometermos alguns excessos e voltarmos com uns quilinhos a mais. Terminadas as férias há que retomar uma alimentação equilibrada e a prática de actividade física.

1 – Alimentação

A primeira coisa a fazer é abastecer a sua despensa e frigorífico de alimentos saudáveis. Antes de ir ao supermercado faça uma lista daquilo que vai comprar de forma a evitar comprar alimentos menos saudáveis.

O que deve comprar:

  • Pão integral ou de cereais;
    Flocos de aveia ou cereais integrais tipo All bran;
  • Barras hiperproteicas
  • Lacticínios magros (leite magro, iogurtes de aroma magros, queijo fresco, requeijão light, queijo fatiado com menos de 45% de gordura);
  • Legumes e vegetais
  • Leguminosas
  • Carne de aves e peixes
  • Charcutaria de aves
  • Fruta fresca
  • Frutos secos (nozes, amêndoas)
  • Gelatina Royal 10kcal ou Condi light 0%
  • Enlatados (Atum ao natural, Salsichas de aves)
 O que não deve comprar:
  • Bolachas, bolos e outros produtos de pastelaria
  • Sumos de fruta, refrigerantes e bebidas alcólicas
  • Alimentos pré-confeccionados (pizza, lasanha, nuggets, rissóis entre outros)
  • Compotas
  • Rebuçados
  • Snacks salgados (batata frita, aperitivos)
  • Fruta em conserva

Não se esqueça: 
Quando for ao supermercado vá sem fome (estudos indicam que quando vamos com fome tendemos a comprar, de forma inconsciente e impulsiva, alimentos ricos em calorias, açúcares e gorduras) e leia sempre o rótulo dos alimentos (compare os produtos entre si, verifique as calorias por porção, açúcares e lípidos bem como a lista de ingredientes. Para saber mais de leitura de rótulos veja Rótulo alimentar – O que é e como interpretar ).

Dica de plano alimentar pós-férias*

Pequeno-almoço – 200 ml de leite magro com café e 1 fatia de pão de forma integral com fiambre de aves
Meio da manhã – 1 peça de fruta ou 30g de frutos secos+ 1 gelatina
Almoço – Carne de aves ou peixe + verduras (1/2 do prato) e 2 c. sopa de arroz/massa ou 4 c. sopa de leguminosas; Água
1º Lanche – 1 cháv. de chá sem açúcar e 1 fatia de pão de forma integral com fiambre de aves
2º Lanche – 2 ou 3 rolinhos de fiambre de aves
Jantar – Carne ou peixe só com verduras. Pode comer um prato de sopa sem batata. ; Água
Ceia – 1 iogurte magro aroma/Leite magro ou 1 gelatina
Saliento que é apenas um exemplo de um plano alimentar que o poderá ajudar a perder algum volume que ganhou nas férias. Porém, o ideal será contactar directamente um nutricionista/Dietista que lhe fará uma análise e avaliação nutricional e uma prescrição alimentar mais adequada para si.

2- Exercício

Para quem fez uma pausa do ginásio está na altura de retomar. Para aqueles que não praticavam actividade é uma boa altura para iniciar. Para que não tenha desculpas fica aqui um exemplo de um treino que pode fazer em qualquer lado (casa ou na rua) e inserir facilmente no seu dia.
Dica de 2 planos de exercícios para fazer em casa ou na rua
1-
2 –
Repeat 3x



Não arranje desculpas, retome os hábitos saudáveis e recupere dos excessos das férias. 

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