Emagrecer Vs Perder Peso

Barbara de Almeida Araujo
Para sabermos se estamos em forma não basta controlar o peso. Mais do que o peso é importante controlarmos a nossa composição corporal.

A maioria das pessoas pensa que emagrecer é perder peso, ou seja, que é necessário haver uma diminuição dos kg na balança. No entanto podemos emagrecer sem perder peso. Por vezes sentimos que as roupas estão mais largas, que perdemos volume mas o peso na balança manteve-se. Ou, pelo contrário podemos perder peso sem de facto emagrecer. 
Quando subimos para a balança estamos a pesar água, músculo, gordura, osso e não sabemos qual o peso específico dos diferentes componentes do nosso corpo, nomeadamente massa gorda e massa muscular. Então quando perdemos peso não sabemos exactamente devido a que componente corporal ocorreu essa diminuição de peso, se foi água, músculo ou gordura. 

Emagrecer Vs Perder Peso

Emagrecer – Pressupõe uma diminuição da gordura corporal

Perder peso – Diminuição da massa corporal total (gordura+ massa muscular+ massa óssea+água+etc)

É comum vermos pessoas com um índice de massa corporal normal (IMC), ou abaixo, mas com uma percentagem de gordura muito elevada. Por outro lado o inverso também pode ocorrer, ou seja, pessoas com um IMC acima do normal mas com uma percentagem de gordura baixa e elevada massa muscular. 


Desta forma a avaliação da composição corporal é extremamente importante pois permite determinar a quantidade de gordura corporal total e regional bem como outros componentes corporais.


Existem várias formas de fazer a avaliação da composição corporal (pregas cutâneas, bioimpedânica, entre outros).

Esta semana fui fazer uma avaliação através de bioimpedância (costumo fazer 1 vez por mês para controlar e saber onde tenho que melhorar). E confesso que adorei o novo software da Inbody, e o meu ego também.


Ainda tenho muito trabalho pela frente, mas a auto-estima ficou bem lá em cima depois disto. 

Resumindo considera-se um emagrecimento saudável quando há uma redução da gordura e ao mesmo um aumento da massa muscular. 

É importante controlarmos o peso, claro que sim, mas perdermos gordura é mais importante ainda, uma vez que o excesso de gordura (sobretudo a gordura abdominal) representa um risco para a saúde aumentando o risco de doença cardiovascular. 

Recomendações: 

  • Tenha uma alimentação saudável
  • Pratique actividade física

2 Comments on “Emagrecer Vs Perder Peso

  1. Boa tarde, É difícil dizer-lhe com certeza onde poderá fazer uma análise da composição corporal precisa (embora hajam vários aparelhos de impedância o desvio padrão é variável). Normalmente pode fazer em algumas clínicas e alguns ginásios (O solinca vasco da gama sei que tem uma inbody 720, um equipamento dos mais precisos do mercado, assim como profissionais aptos para ajudar na interpretação dos dados).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *