Para sabermos se estamos em forma não basta controlar o peso. Mais do que o peso é importante controlarmos a nossa composição corporal.
A maioria das pessoas pensa que emagrecer é perder peso, ou seja, que é necessário haver uma diminuição dos kg na balança. No entanto podemos emagrecer sem perder peso. Por vezes sentimos que as roupas estão mais largas, que perdemos volume mas o peso na balança manteve-se. Ou, pelo contrário podemos perder peso sem de facto emagrecer.
Quando subimos para a balança estamos a pesar água, músculo, gordura, osso e não sabemos qual o peso específico dos diferentes componentes do nosso corpo, nomeadamente massa gorda e massa muscular. Então quando perdemos peso não sabemos exactamente devido a que componente corporal ocorreu essa diminuição de peso, se foi água, músculo ou gordura.
Emagrecer Vs Perder Peso
Emagrecer – Pressupõe uma diminuição da gordura corporal
Perder peso – Diminuição da massa corporal total (gordura+ massa muscular+ massa óssea+água+etc)
É comum vermos pessoas com um índice de massa corporal normal (IMC), ou abaixo, mas com uma percentagem de gordura muito elevada. Por outro lado o inverso também pode ocorrer, ou seja, pessoas com um IMC acima do normal mas com uma percentagem de gordura baixa e elevada massa muscular.
Desta forma a avaliação da composição corporal é extremamente importante pois permite determinar a quantidade de gordura corporal total e regional bem como outros componentes corporais.
Existem várias formas de fazer a avaliação da composição corporal (pregas cutâneas, bioimpedânica, entre outros).
Esta semana fui fazer uma avaliação através de bioimpedância (costumo fazer 1 vez por mês para controlar e saber onde tenho que melhorar). E confesso que adorei o novo software da Inbody, e o meu ego também.
Ainda tenho muito trabalho pela frente, mas a auto-estima ficou bem lá em cima depois disto.
Resumindo considera-se um emagrecimento saudável quando há uma redução da gordura e ao mesmo um aumento da massa muscular.
É importante controlarmos o peso, claro que sim, mas perdermos gordura é mais importante ainda, uma vez que o excesso de gordura (sobretudo a gordura abdominal) representa um risco para a saúde aumentando o risco de doença cardiovascular.
Recomendações:
- Tenha uma alimentação saudável
- Pratique actividade física
Tem alguma recomendação sobre local a fazer uma bioimpedancia?