Noz – Alimento promotor de saúde

Barbara de Almeida Araujo
A noz é o fruto da nogueira. É um fruto rico em ómega-3, fibra, proteína, Vitamina E, polifenóis, e minerais  e é isento de colesterol, no entanto é bastante calórico possuindo 689kcal por 100g.

Estudos epidemiológicos associam o consumo de nozes a uma redução da incidência de doença coronária e de diabetes. Estudos intervencionais têm demonstrado que a ingestão de nozes reduz eficazmente o colesterol total e LDL-colesterol e que existe evidência de que podem ter ainda efeitos benéficos no stress oxidativo e inflamação. A pressão arterial, gordura visceral e síndrome metabólica também parecem ser afectados de forma positiva pelo consumo de nozes.

Consumo de nozes e risco de morte por doença coronária, resultado de estudos prospectivos. Fonte: Ros E. Health benefits of nut consumption. Nutrients. 2010 Jul;2(7):652-82


Consumo de noz e risco de diabetes, resultado de estudos prospectivosFonte: Ros E. Health benefits of nut consumption. Nutrients. 2010 Jul;2(7):652-82 
Alteração no perfil lipidico e níveis de lipoproteinas  em individios que incluiram nozes na dieta vs control Fonte: Sabaté J., Oda K., Ros E. Nut consumption and blood lipids: a pooled analysis of 25 intervention trials. Arch. Intern. Med. 2010;170:821–827


Contrariamente ao expectável (já que as nozes são um alimento calórico e rico em gordura total), as nozes não contribuem para a obesidade e podem mesmo ser benéficas na perda de peso. Há é que ter em conta a quantidade, estudos referem que bastam 30g de nozes/dia para produzir efeitos benéficos para a saúde, sem que haja aumento de peso.

A noz é um alimento importante para a saúde cardiovascular e metabólica,  devendo ser incluido numa dieta saudável. 


Fontes:
Damavandi RDEghtesadi SShidfar FHeydari IForoushani AR. Effects of hazelnuts consumption on fasting blood sugar and lipoproteins in patients with type 2 diabetes. J Res Med Sci. 2013 Apr;18(4):314-21.
Kendall CW,  Josse AR,  Esfahani AJenkins DJ. Nuts, metabolic syndrome and diabetes. Br J Nutr. 2010 Aug;104(4):465-73.
Lovejoy JC. The impact of nuts on diabetes and diabetes risk. Curr Diab Rep. 2005 Oct;5(5):379-84.
Ros E. Health benefits of nut consumption. Nutrients. 2010 Jul;2(7):652-82
Sabaté J., Oda K., Ros E. Nut consumption and blood lipids: a pooled analysis of 25 intervention trials. Arch. Intern. Med. 2010;170:821–827
Tsai CJLeitzmann MF, Hu FBWillett WC, Giovannucci EL. Frequent nut consumption and decreased risk of cholecystectomy in women. Am J Clin Nutr. 2004 Jul;80(1):76-81.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *