“Esparguete” fingido com bolonhesa de aves – Receita Low carb

Etiquetas:,

Barbara de Almeida Araujo
Para quem está a seguir um plano alimentar com baixo teor de hidratos de carbono aqui fica uma sugestão de “esparguete” fingido. Na verdade não é esparguete, usa-se courgette, mas engana bem ;). 
  
A courgette tem, por 100g, apenas 16 kcal e 3,36g de hidratos de carbono enquanto que o esparguete tem 354 kcal e 71g de hidratos de carbono, por isso esta receita pode ser uma óptima opção para quem está a seguir um plano alimentar mais rígido.

Eu adoro courgette. É um vegetal muito versátil podendo ser usada em bases de sopa, pode ser cozida, refogada, assada, salteada, recheada, utilizada em saladas, ou como acompanhamento de carne ou peixe. 

Propriedades da Courgette:
A courgette é um vegetal com grande conteúdo de água e pouco calórico, pelo que deve ser incluído em regimes de emagrecimento e de controlo de peso. É isento de gordura saturada e colesterol;
A casca é uma boa fonte de fibra, ajudando a combater a obstipação;
É uma boa fonte de Potássio, pelo que é um vegetal bom para o coração, porque ajuda a diminuir a pressão arterial, contrariando os efeitos do sódio.
Boa fonte de Vitamina A e C, conferindo-lhe uma acção antioxidante.
Possui um teor moderado de folato, que é sintetizado em ácido fólico pelo organismo, importante para a saúde da gravidez e do bebé.

“Esparguete” low carb


Ingredientes:

  • Courgette


Cortar a courtette em tiras finas. 
Cozer durante 3 minutos em água e sal e escorrer.




Depois pode-se fazer por exemplo uma bolonhesa de carne de aves e juntar ao nosso “esparguete” de courgette. Pode-se polvilhar com um pouco de queijo ralado light e mangericão. E assim temos uma versão do esparguete menos calórica e com menos hidratos de carbono, e apesar de não ser exactamente esparguete engana muito bem.
E acreditem que para quem está a fazer dieta vai saber muito bem mesmo =)

2 Comments on ““Esparguete” fingido com bolonhesa de aves – Receita Low carb

  1. Boa tarde,
    Pode usar um cortador de legumes (alguns têm várias lâminas de corte, permitindo cortar os legumes de diversas formas). Caso não tenha um cortador de legumes faça do modo tradicional, experimente usar descascador (no entanto as tiras ficam mais grossas, assemelhando-se mais ao taglieatelle), ralador ou então com uma faca corte em tiras finas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *