Pimento Recheado – Receita

Etiquetas:,

Barbara de Almeida Araujo
Como tinha uns pimentos no frigorífico hoje para o jantar fiz pimentos recheados. 
 Curiosidades acerca do pimento:
O pimento é adequado para uma dieta de controlo de peso devido ao seu elevado conteúdo em água (92,8%) e ao baixo valor energético (22 kcal/100g). Possui uma quantidade significativa de fibra, a qual promove uma maior sensação de saciedade e favorece o transito intestinal.

Rico em vitaminas antioxidantes, nomeadamente a vitamina A, C e E. Fonte de ácido fólico, magnésio, cálcio e potássio.

Rico em flavonóides (compostos encontrados em várias espécies de origem vegetal que possuem diversas acções benéficas para o organismo, como acção antioxidante, anti-inflamatória, entre outras).

O pimento verde é mais indigesto do que o vermelho, isto porque o pimento vermelho é simplesmente uma variedade completamente amadurecida do pimento verde. Se tiver dificuldade em fazer a digestão do pimento opte por comer o pimento vermelho em vez do verde ou outra forma de facilitar a sua digestão é retirar a pele. A pele sai facilmente depois de assar o pimento na grelha, no forno ou directamente na chama do fogão. Dica: Depois de assar o pimento coloque-o em água fria e retire a pele. Outra técnica é coloca-lo ainda quente dentro num saco de plástico (desta forma o vapor formado vai tornar a pele mais macia e facilitar o processo) e depois é só retirar a pele com água fria.


Ingredientes:
  • Pimento verde/vermelho/laranja
  • Carne de aves picada ou Atum
  • Cogumelos
  • Tomate
  • Cebola picada
  • Alho picado
  • Sal e pimenta q.b.
  • Ervas e especiarias a gosto (eu usei cominhos, garam massala e coentros).
  • Vinho branco
  • Queijo ralado (opcional).


Pré-aquecer o forno a 180º.
Lavar os pimentos, abrir ao meio se forem muito compridos ou cortar a parte de cima (como uma tampa) e retirar as sementes. 
Preparar o recheio a gosto. 
Colocar os pimentos num tabuleiro untado com um fio de azeite ou sobre uma folha de papel de alumínio e rechear. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno por cerca de 20-30 minutos a 180º.

Sugestão: Pode acompanhar os pimentos recheados com 3 colheres de sopa de arroz basmati.

E assim temos uma refeição saudável, fácil de preparar e diferente do habitual. É uma questão de puxar pela sua imaginação e variar o recheio. Também costumo fazer pimento recheado com bacalhau ou camarão.







Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *