Receita Tronco de Natal light

Barbara de Almeida Araujo
 O Natal vem ai…tenha cuidado com a sua alimentação e evite os excessos alimentares



Esta altura do ano traz geralmente dificuldades no que se refere à gestão do peso pois as iguarias natalícias são extremamente ricas em gordura e açúcar:  peru recheado,  presunto e os queijos servidos como entrada, sonhos, rabanadas, tronco de natal, fatias douradas, bolo-rei, broas de mel, e outros. 

Mas podemos ter doces deliciosos mas menos calóricos e mais saudáveis, basta fazermos pequenas alterações nas receitas originais. 




Tronco de Natal light


Ingredientes
 (para 22 fatias)
Para a massa:
10 gemas
60 g de açúcar 
light (que é uma mistura de açúcar com um adoçante)
5 claras
30 g de açúcar 
light
45 g de cacau magro
Para o recheio e cobertura:
300 g de chocolate negro (com 70% ou mais de cacau)
50 g de leite magro
200 ml de natas magras
1.    Bata as gemas com 60 g de açúcar light. Noutro recipiente, bata as claras em castelo com 30 g de açúcar light. Envolva o primeiro batido com metade das claras. Adicione o cacau previamente peneirado e acrescente as restantes claras.
2.    Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel próprio para cozer e leve ao forno a 200 graus durante cerca de cinco minutos. Retire do forno e vire sobre uma folha de papel polvilhada com açúcar.
3.    Prepare o recheio. Para tal, ferva o leite com as natas e deite o chocolate partido sobre as natas, mexendo bem até obter uma consistência homogénea. Espalhe com uma espátula o recheio sobre o biscuit cozido e completamente arrefecido. Enrole o biscuit e coloque no frigorífico durante 20 minutos.

4.    Corte na diagonal as extremidades do biscuit. Coloque-o numa travessa e faça a montagem de forma a parecer um tronco. Cubra o tronco com a cobertura liquida. Decore com groselhas e raspas de chocolate e sirva

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *