Sugestões para um Natal mais saudável e light

Barbara de Almeida Araujo
O Natal vem ai…


Não é entre o natal e a passagem de ano que se engorda mas sim entre o Ano Novo e o Natal, no entanto deve ter cuidado com a sua alimentação e evitar excessos alimentares nesta época festiva. 


As iguarias natalícias são extremamente ricas em gordura e açúcar: é o peru recheado, o presunto e os queijos servidos como entrada, os sonhos, as rabanadas, o tronco de natal, as fatias douradas, o bolo-rei, as broas de mel, e outros.

O consumo de açúcar e gorduras em excesso é prejudicial para a saúde, podendo conduzir a um aumento de peso e, a longo prazo, provocar inúmeras doenças como a Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade e Doenças Cardiovasculares. 


Pequenos truques para este Natal: 

– No dia da ceia de Natal faça todas as refeições normalmente, até mesmo os lanches. Muitas pessoas ficam o dia todo sem comer para comerem à noite tudo o que não comeram durante o dia. Porém não o devemos fazer pois quando ingerimos calorias em excesso de uma só vez, o nosso organismo vai gastar apenas a energia que necessita e armazenar o resto sob a forma de gordura. 
– Utilize produtos light como queijos, natas, bebidas, leite condensado, açúcar, entre outros. 
– Não encha o prato, sirva-se de pequenas quantidades de modo a apreciar tudo mas sem excessos.
– O consumo de doces deve ser feito preferencialmente a seguir às refeições.

– Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
– Cuidado ao temperar o bacalhau….Utilize uma quantidade mínima de gordura (1 colher de sobremesa de azeite).
– Retire a pele do peru, é uma fonte de gordura.
–  Modere o consumo de bebidas alcoólicas e mantenha-se hidratado bebendo água ou chás sem açúcar;

– Evite as frutas cristalizadas pois têm muitas calorias e são ricas em açúcar. Opte pelos frutos frescos.
– Cuidado com os frutos oleaginosos (nozes, pinhões, amêndoas, amendoins, caju …) pois têm um elevado valor calórico e de gordura.
– No dia seguinte não “devore” todas as sobras, para a próxima festa há mais.

– Pratique atividade física. Faça caminhadas com a sua família, aproveite para dar um passeio de bicicleta, etc.

Ter escolhas alimentares mais saudáveis não significa deixar de comer os alimentos menos saudáveis de que tanto se gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do dia a dia alimentar.

Não precisa privar-se da tradicional ceia de Natal
Moderação é a palavra de ordem à mesa das Festas. 



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