Açúcar de Coco, uma alternativa mais saudável?

Barbara de Almeida Araujo
Já falei no post anterior de alguns benefícios do coco (ver aqui), hoje encontrei no supermercado biológico açúcar de coco, o que me chamou a atenção.
O coco, para além do fruto em si, pode ser encontrado sobre a forma de farinha, leite, água, coco ralado e existe ainda o açúcar de coco.
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O açúcar refinado é uma fonte de energia considerada “vazia” já que apenas fornece hidratos de carbono simples, não contém vitaminas nem minerais (Poderá interessar-lhe o post Açúcar Escondido – Sabe a quantidade de açúcar que se encontra escondido nos alimentos? )O açúcar mascavado ou amarelo comparativamente com o açúcar branco, sendo menos refinado, já possui vitaminas e minerais (e quanto mais escuro melhor). O que não quer dizer que não seja prejudicial, calórico e não possua um elevado índice glicémico tal como o açúcar branco ou refinado.

Eu nunca aconselho a utilização de açúcar, mas existem actualmente opções mais saudáveis que não só adoçam e dão prazer, como podem trazer benefícios para a saúde.

Como alternativa ao açúcar refinado temos açúcar mascavado como já referi, mel, xarope de milho, xarope de agave, xarope de acer, adoçantes artificiais, entre outros.

 

Hoje vou falar do Açúcar de Coco. Para além de conter vitaminas e minerais, uma das vantagens deste açúcar é que possui um baixo índice glicémico (35) (Veja o post sobre índice glicémico). Em termos de aspecto o açúcar de coco apresenta uma cor castanha, assemelhando-se ao açúcar mascavado.

De acordo com o Food and Nutrition Research Institute Department of Science and Technology, nas Filipinas, o açúcar de coco poderá eventualmente até ser utilizado por diabéticos, para além disso é uma alternativa natural.

 
 
Porém apenas encontrei este estudo, o que não é suficiente para tirar conclusões precisas acerca deste tipo de açúcar, até porque não foi utilizada uma amostra significativa. Aparentemente é mais saudável, tem um impacto menor na glicémia mas, tal como o açúcar refinado ou mascavado, há que ter cuidado com o seu consumo, pois em excesso provavelmente irá conduzir para o excesso de peso, obesidade e um aumento da incidência de doenças cardiovasculares.
 
 
Comparação de índices glicémicos
Experimentem!

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