Muffin de Coco e Frutos Vermelhos (sem farinha, sem lactose, low carb)

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Barbara de Almeida Araujo

Aqui está mais uma receita sem glúten, sem lactose e o melhor de tudo, low carb (cada muffin ficou com apenas 1,2g de hidratos de carbono) =). Uma óptima opção por exemplo para levar para o trabalho para o snack a meio da manhã.

Utilizei farinha de amêndoa, uma farinha que para além de ter um baixo teor de hidratos de carbono (5,36g/100g) tem todos os benefícios das amêndoas.

Propriedades nutricionais da amêndoa:
A amêndoa é rica em proteína (20% da sua composição), vitamina E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, fibra e gordura insaturada.
Os nutrientes encontrados nas amêndoas, tais como a fibra e gordura insaturada, demonstraram ajudar a reduzir os níveis de LDL, aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e a reduzir o risco de doença cardiovascular.
Favorece o trânsito intestinal pelo seu elevado teor em fibra (12g/100g).
Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. O seu consumo deve ser evitado em casos de insuficiência renal, devido ao seu teor em portássio.
Um estudo norte-americano verificou que consumir 50g de amêndoas por dia (cerca de 30 unidades) reduz a sensação de fome sem aumentar o peso.
Acrescentei coco ralado para dar sabor e textura, que apesar de conter gordura saturada a sua gordura é metabolizada de forma diferente de outras gorduras saturadas.

Propriedades nutricionais do coco:

O coco é rico em gordura saturada, mas a maioria dos ácidos gordos presentes no coco (70-80%) são ácidos gordos de cadeia média (AGCM).O metabolismo destes ácidos gordos é diferente dos metabolismo de outras gorduras saturadas, como os ácidos gordos de cadeia longa (AGCL).
Os AGCM  são rapidamente absorvidos no intestino sem sofrer a acção da enzima lipase, sendo transportados pela veia porta para o fígado onde são rapidamente oxidados, fornecendo desta forma energia. Já os AGCL sofrem acção da lipase, são transportados pela linfa para a circulação sistémica até chegarem ao fígado onde sofrem a beta-oxidação podendo ser transformados em colesterol ou em triglicéridos.

Assim os AGCM são mais facilmente utilizados como fonte de energia, tendo menor tendência para serem acumulados e para além disso não participam no ciclo do colesterol, ao contrário do que acontece comos AGCL que são mais facilmente armazenados como reservas de gordura no tecido adiposo. Assim a gordura presente no coco apesar de ser maioritariamente saturada é considerada uma gordura saudável.

Apesar de os estudos ainda serem escassos o coco parece ter benefícios na redução de peso, melhoria do perfil lipídico e do sistema imunitário, para além disso o coco é rico em vitamina E (antioxidante), magnésio, fósforo, potássio e cálcio e vitaminas do complexo B. Para saber mais sobre o óleo de coco veja no blog Fat New World, excelente artigo

 

E juntei alguns frutos vermelhos para dar cor.

Propriedades nutricionais dos frutos vermelhos:

Ricos em ácido fólico, vitamina C, A, fibra, cálcio, potássio, magnésio e ferro.

Possuem propriedades anti-inflamatória, anti-oxidante e anticancerígenas ( devido a presença de licopeno), melhoram o sistema imunitário e o funcionamento intestinal.

Porções 2

Muffin de Coco e Frutos Vermelhos (sem farinha, sem lactose, low carb)
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Ingredientes

  • 1/4 cup farinha de amêndoa (cerca de 20g)
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de gordura (pode ser óleo de coco ou manteiga de amendoim ou manteiga magra)
  • 5g de coco ralado
  • 1 colher de sopa de frutos silvestres
  • 1 colher de café de fermento
  • Para adoçar (opcional): mel, stevia (aqui depende do gosto pessoal de cada um, provem e adicionem algo para adoçar no caso de sentirem necessidade)

Instruções

  1. Numa tigela misturar a gema de ovo com a gordura e com o mel/stevia.
  2. Juntar a farinha coco ralado e o fermento.
  3. Bater a clara em castelo e incorporar na mistura.
  4. Deitar a massa nas formas e por cima colocar os frutos vermelhos.
  5. Levar ao forno durante cerca de 10-15 minutos.
7.5
42
https://maniasdeumadietista.pt/2014/02/muffin-de-coco-e-frutos-vermelhos-sem-farinha-sem-lactose-low-carb.html

Valor nutricional por porção*

* O valor pode variar de acordo com os ingredientes utilizados

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!
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