Lanches com menos de 150kcal

Barbara de Almeida Araujo

 

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Fazer pequenos snacks ao longo do dia é importante para controlar o apetite, já que evita que se chegue à refeição principal com muita fome e evita uma supercompensação alimentar.

Quando ficamos muitas horas sem comer o corpo, estando privado de nutrientes, tende a diminuir o metabolismo como forma de poupar energia, acumulando tudo aquilo que ingerimos. Ou seja, gasta menos e guarda mais.E como é que guardamos a energia? Sobre a forma de gordura!! Portanto, períodos prolongados de jejum favorecem o aumento de peso e o aumento de massa gorda.

Muitas pessoas não lancham por falta de hábito, ou porque pensam que se saltarem esta refeição irão perder peso ou porque simplesmente acham que esta refeição não é importante.

Contudo já sabemos que comer várias vezes ao longo do dia é importante para o controle do peso, por isso não se esqueça desta refeição que é tão importante como qualquer outra.

Aqui ficam algumas sugestões de lanches saudáveis:

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– ½ copo de bebida vegetal ou leite magro (100ml) com café + 1 fatia de pão de cereais com 1 clara de ovo

– 1 iogurte natural + 4 amêndoas + canela

– 3 colheres de sopa de flocos de aveia + 100ml de bebida vegetal ou leite magro + canela

– 1 iogurte natural + 2 colheres de sopa de granola + ½ porção de fruta

 

– Chá de ervas + 80g de batata doce torrada com 1 queijo fresco magro pequeno

 

– Chá de ervas + 1 fatia de pão de cereais/integral com 1 colher de sobremesa de queijo quark e compota de fruta sem adição de açúcar

 

– 1 iogurte natural + 150g de morangos ou mirtilos + 1 gelatina sem açúcar + 1 colher de sobremesa de sementes de chia

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