Alimentação e Celulite

Barbara de Almeida Araujo

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A celulite é uma inflamação das células do tecido subcutâneo (adipócitos). O tecido adiposo que fica debaixo da pele é formado por um grande número de adipócitos que aumentam de tamanho com a deposição de gordura.

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No tecido adiposo existem também fibras de colagénio, que separam os grupos de adipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem mais celulite que os homens.

Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares à pele, ligando a pele ao tecido muscular mais profundo. Já nos homens as fibras são mais grossas e ligam-se à musculatura de forma oblíqua. 
Quando aumenta o tamanho do tecido adiposo na mulher, este expande-se em direcção à pele e quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direcção à pele e dirigem o tecido gorduroso para zonas mais profundas, não aparecendo assim as irregularidades da celulite (efeito casca de laranja). O tecido adiposo aumentado, comprime as veias e linfáticos passando a existir então um edema que aumenta ainda mais o volume do tecido, piorando o processo de celulite. 
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Causas

O aparecimento da celulite depende de vários factores, nomeadamente:
  • Factores genéticos e/ou hormonais;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação hipercalórica e desequilibrada;
  • Má circulação;
  • Desidratação.


Alimentação vs Celulite

Pessoas que têm uma alimentação desequilibrada, ou seja, ingerem muita gordura, hidratos de carbono ou sal e ingerem pouca quantidade de fibra têm maior propensão para terem celulite. 

De forma reduzir a celulite e melhorar o aspecto da pele é importante uma redução da gordura corporal. Desta forma uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercício físico é fundamental para combater este problema tão indesejado. 

Algumas dicas: 
– Ingerir pelo menos 8 a 10 copos de água por dia;
– Reduzir o consumo de sal, de forma a promover uma menor retenção hídrica.
– Consumir proteínas magras (carne de aves, clara de ovo e pescado);
– Substituir o pão branco por pão de mistura ou de cereais e preferir os cereais integrais ou flocos de aveia;
– Evitar o consumo de gorduras, refrigerantes com açúcar e álcool;
– Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares refinados (bolos, bolachas);
– Consumir alimentos diuréticos (ex:abacaxi, aipo, espargos, alface, melancia, mirtilos, gengibre,…);
– Consumir alimentos ricos em fibra (cereais integrais, frutas com casca, vegetais);
– Consumir alimentos ricos em omega-3, para reduzir a inflamação (ex:salmão, sardinha, sementes de linhaça, vegetais de folha verde escura, abacate);
– Consumir alimentos ricos em potássio para auxiliar na hidratação (ex: espinafres, abóbora, ameixa, beterraba, banana, brócolos); 
– Consumir alimentos ricos em antioxidantes (ex: citrinos, frutos vermelhos, vegetais de cor laranja/vermelha, kiwi, oleaginosas, vegetais de folha verde escura, cereais integrais) 

Para prevenir o aumento da celulite ou reduzir a visibilidade dos nódulos de gordura adopte um estilo de vida saudável!!

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