Compras Saudáveis nº2

Barbara de Almeida Araujo

Coco Ralado – Utilizo coco ralado essencialmente para fazer sobremesas low carb já que tem apenas 24g de Hidratos de carbono por 100g. Para além de ter um sabor muito agradável é um excelente alimento pelas suas propriedades nutricionais (Veja aqui as propriedades nutricionais do coco). Se não tem por hábito consumir coco ralado, aconselho a sua introdução na sua rotina alimentar, no entanto deverá ter atenção às quantidades, pois apesar de ser um alimento saudável é um pouco calórico.

Leite de Amêndoa – É uma excelente alternativa ao leite de vaca, sobretudo para pessoas intolerantes á lactose. Baixo em calorias (24kcal/100g), baixo teor de gordura saturada, rico em ácidos gordos omega 3 e 6 e é uma excelente fonte de antioxidantes.

Frango – Boa fonte de proteína e baixo teor de gordura saturada. Tenho sempre no congelador.

Batata Doce – É um excelente alimento pelas suas propriedades nutricionais. Possui um baixo indice glicémico, rica em betacaroteno, vitamina C e vitaminas do complexo B. Boa fonte de cálcio, ferro, fibra e antioxidantes. Costumo fazer batata doce cozida, assada, recheada, puré, utilizar em panquecas….Para além disso é um óptimo alimento para ser consumido na refeição pré-treino.

Pimentos – Assados, recheados, crus…Os pimentos possuem um elevado conteúdo em água e um baixo valor calórico ( 22kcal/100g). São ricos em vitamina C e E, fibras, carotenóides, ácido fólico e potássio.

Cogumelos – Os cogumelos são ricos em água (cerca de 90%), possuem um baixo valor calórico e baixo teor de gordura. São fonte de proteína, fibra,  potássio e antioxidantes. Costumo fazer salteados, recheados, colocar em saladas, com ovos mexidos, utilizo para rechear rolo de carne…

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