Compras Saudáveis nº 3

Barbara de Almeida Araujo



Farinha de amêndoa – É uma farinha que possui um baixo teor de hidratos de carbono (5,36g/100g), e é isenta de glúten. Rica em vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, fibra e gordura insaturada.

Courgette – A courgette é um vegetal muito versátil podendo ser usada em bases de sopa, pode ser cozida, refogada, assada, salteada, recheada, utilizada em saladas, como acompanhamento de carne ou peixe e até em sobremesas.
Baixo em calorias ( 17kcal/100g), rico em água, fibra, potássio e vitaminas A e C. Para além disso é isento de colesterol e possui um teor moderado de folato. 

Atum – Rico em proteína, ómega-3, selénio, niacina, vitamina B12, vitamina B6. É ainda boa fonte de vitamina D, potássio, vitamina B1 e B2 e magnésio. 

Goma Xantana – É um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris. É utilizado como estabilizante, espessante e emulsificante. 
Como tenho feito receitas com farinhas sem glúten, nomeadamente pão, a goma xantana vai ajudar a conferir uma textura mais fofa e macia (nas receitas com farinha de trigo, centeio, cevada é o gluten que dá elasticidade à massa e confere uma textura leve  e macia). 

Óleo de coco-  É um dos óleos mais saudáveis. É a melhor escolha para cozinhar a altas temperaturas, pois o óleo de coco é resistente ao calor, mantendo as suas características nutricionais mesmo a elevadas temperaturas. Tem um sabor neutro, podendo ser utiizado para preparar receitas salgadas e doces. Solidifica abaixo dos 25º. 

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