
Os adoçantes artificiais são utilizados para diminuir o valor calórico e o valor de hidratos de carbono simples dos alimentos/dieta. Desta forma, são utilizados e indicados em dietas de emagrecimento, assim como em patologias como a Diabetes, como forma de controlar a ingestão de açúcares e a glicémia.

Aspartame (E951) – É talvez o adoçante mais “falado” e utilizado na industria alimentar. Tem um poder adoçante cerca de 200 vezes superior à sacarose. De acordo com a mais longa investigação efectuada até hoje sobre o aspartame (efectuada ao longo de 22 anos), a ingestão de uma bebida por dia adoçada com aspartame aumenta em 42% o risco de leucemia, em 102% risco de contrair mieloma múltiplo em homens, e em 31% o risco de linfoma não hodgkin em homens.

Se forem utilizados esporadicamente à partida não haverá riscos para a saúde, no entanto não há nada melhor do que procurarmos fazer uma alimentação variada e isenta de produtos artificiais. Cá em casa acabei com bebidas e produtos que contém adoçantes artificiais. Mas a sua ingestão e utilização fica ao critério de cada um.
Em vez de consumir produtos cheios de adoçantes diariamente não será melhor quando lhe apetecer algo doce fazer em casa algo adoçado com mel, tâmaras ou açúcar de coco de coco por exemplo?
Fico à espera desse post :)