Alguns factos sobre o Chocolate

Barbara de Almeida Araujo
Hoje é dia do Chocolate!



Já é do conhecimento geral que o chocolate, ou melhor, o cacau, é bom para a saúde.
Actualmente quando vamos ao supermercado podemos encontrar uma vasta oferta de chocolate: chocolate negro, de leite, branco, com frutos secos, recheados, com bolacha, entre outros. 

Mas serão todos os chocolates iguais em termos de benefícios e de composição nutricional? Não, o chocolate é feito a partir da semente do cacau e as diferenças entre os seus diversos tipos resultam numa maior ou menor concentração de cacau.


Existem essencialmente três tipos de chocolate: negro, de leite e branco. O chocolate de leite têm uma menor percentagem de cacau comparativamente com o chocolate negro. Por sua vez o chocolate branco é feito apenas com manteiga de cacau, não contendo cacau.

Para além da percentagem de cacau variar também a quantidade de açúcar varia. Por norma o chocolate branco é o que contém mais açúcar e é mais calórico, seguido do de leite e por último o negro. 


Qual o tipo de chocolate que devo preferir? 
Negro. O consumo de chocolate negro com moderação traz benefícios para a saúde. Quanto maior for a % de cacau melhor. 

Quais os benefícios do cacau?
– Tem propriedades antioxidantes (os polifenoís presentes também nos frutos, vegetais, chá e vinho tinto são os responsáveis pelas propriedades antioxidantes do cacau);
– Aumenta o HDL-colesterol (relacionado com a propriedade antioxidante dos polifenoís);
– Regula a pressão arterial (relacionado com a propriedade antioxidante dos polifenoís);
– Dimunui a agragação plaquetária reduzindo o risco de trombose (polifenoís estimulam a síntese de óxido nítrico, um potente vasodilatador endógeno)
– Tem efeito anti-inflamatório;
– Tem efeito anti-depressivo por induzir uma sensação de bem estar, satisfação, alegria e melhorar o humor (a resposta emocional positiva deve-se ao aumento dos níveis de serotonina, um neurotransmissor, e de feniletilamina, uma substância do grupo das endorfinas).

Posso incluir chocolate na minha alimentação diária? 
Sim. O consumo de 1 a 2 quadrados de chocolate negro são suficientes para obter todos os benefícios do cacau sem provocar aumento de peso. Recomendo sempre um chocolate com >70% cacau. 



Dark Chocolate with 92 % Cocoa

Este é um dos meus preferidos pela qualidade dos ingredientes e porque não é demasiado amargo, contendo 92% de cacau. É proveniente de agricultura biológica e não contém lecitina de soja. Pode encontrar no Supermercado de produtos biológicos Amor Bio

Ingredientes: Pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar de coco. 






Para quem goste de um sabor mais intenso e amargo esta também é uma boa opção. Com 99% cacau.
Ingredientes: Pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar de cana.







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