5 Alimentos que parecem saudáveis mas não são

Barbara de Almeida Araujo


Barritas de cereais “dietéticas” – Muitas pessoas optam por comer entre refeições barritas de cereais ditas dietéticas por pensarem ser um alimento aliado da dieta e saudável. Na verdade estas barras são na maioria pobres em proteína, contém açúcares/xaropes de açúcares na sua composição e normalmente têm pouca quantidade fibra. Por isso do ponto e vista nutricional estas barras são um engano, não constituindo um alimento saudável e equilibrado. A melhor opção será fazer as suas próprias barras com ingredientes de qualidade.


Pão integral Quem está a seguir uma dieta de emagrecimento ou procura ter uma alimentação mais equilibrada normalmente tende a substituir o pão branco por pão integral. O problema é que muitas vezes quando compramos pão integral nos hipermercados somos enganados, pois pensamos que de facto estamos a comprar pão integral mas estamos a comprar um pão que por vezes tem mais farinha branca do que integral. E para além disso muitas vezes tem açúcar adicionado. Por isso , nada melhor do que verificar sempre o rótulo, procure um pão que tenha como primeiro ingrediente farinha integral e dê preferência aqueles pães que não têm conservantes adicionados, açúcares, gorduras vegetais ou emulsionantes, ou seja pães que sejam confeccionados de modo artesanal e não industrial.


Bolachas de água e sal – É muito frequente ouvir nas consultas pessoas dizerem que não percebem porque engordam pois deixaram de comer pão mas comem bolachas de água e sal quando têm fome, entre refeições, porque acham que não fazem mal, que não engordam pois são que são “leves”. Inclusivamente vê-se em muitos planos alimentares “saudáveis”  as bolachinhas de água e sal nos snacks da manhã e/ou da tarde. Ora analisando alguns rótulos verificamos que estas “inofensivas” bolachas contém para além do sal, elevadas quantidades de gordura de pouca qualidade, baixo teor em fibra e algumas ainda contém açúcares bem como aromas, emulsionantes e outros aditivos. Portanto para além de não serem saudáveis nem saciedade dão.  





Iogurtes com o dobro da Proteína – Estes iogurtes (e não falo dos Skyr) aparentemente parecem uma opção saudável para saciar a fome entre refeições. Têm o dobro da proteína do que os iogurtes normais o que é excelente mas têm um senão….muito açúcar….analisando o rótulo verificamos que o ponto positivo é de facto conterem mais proteína, porém estão também carregados de açúcar para além de conterem estabilizantes e espessantes. Qual a alternativa então? Recomendo Iogurte grego natural Fage ou o do Lidl, ou o skyr (o natural) e se precisar adoçar é mais saudável adicionar mel, açúcar de coco ou fruta fresca.

Refrigerantes light – Os refrigerantes light quando comparados com as versões “normais” contém muito menos calorias ou quase nenhuma e praticamente não têm açúcar, sendo este substituído por adoçantes.  Pela lógica seriam uma boa opção sobretudo no que diz respeito à perda de peso. Contudo, estudos recentes sugerem que os adoçantes artificiais estão na origem do aumento da obesidade, pordendo provocar alterações na flora intestinal e aumentar os níveis de açúcar no sangue (Para saber mais leia: Adoçantes Artificiais: Sim ou não? Veneno escondido?). Desta forma aconselho a ingestão de água, chás ou tisanas em detrimento dos refrigerantes, mesmo os light.



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