A gordura saturada será uma vilã para a saúde? Qual a opção mais saudável: Manteiga, margarina ou creme vegetal?

Barbara de Almeida Araujo

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Durante muito tempo tem sido dito que as gorduras saturadas, presentes sobretudo em produtos de origem animal como carnes vermelhas, manteiga, queijos e outros lacticínios, aumentam do risco de doenças cardiovasculares. Para atender às preocupações da população a indústria alimentar criou alternativas, como as manteigas magras, margarinas e os cremes vegetais, tendo-se verificado que a grande maioria das pessoas passou a consumir mais margarinas, manteiga magra e cremes vegetais, em detrimento da manteiga. As pessoas passaram a tentar seguir dietas baixas em gorduras..mas continuaram com dietas com elevado consumo de hidratos de carbono.


Manteigas

A manteiga é um produto do leite. É composta por cerca de 80% de gordura, sendo o resto água e resíduos de lactose. Contém ainda vitaminas lipossolúveis como a Vitamina A, D e E e colesterol.
Em média 100g de manteiga contém 700 a 750kcal. Existem versões com sal (teor máximo geralmente é de 1,2%) e sem sal.

As manteigas magras possuem uma redução no teor de gordura e consequentemente são menos calóricas que as manteigas “normais”. Para que contenha menos gordura é adicionada água bem como emulsionantes, espessantes, conservantes e por vezes corantes.

Temos ainda a manteiga Ghee, muito usada na cultura indiana, que é manteiga clarificada. Basicamente é retirada a água, lactose e todos os resíduos sólidos, sendo por isso considerada mais pura  do que a manteiga tradicional. É mais calórica e mais rica em gordura. Como suporta temperaturas mais elevadas sem se alterar é mais aconselhável para cozinhar do que a manteiga. Pode-se comprar Ghee já preparada ou fazer em casa.

Margarinas e Cremes Vegetais

Creme vegetal é uma emulsão. Provém de óleos vegetais, possuindo essencialmente gorduras insaturadas. São ricos em ómega-3 e 6 bem como vitaminas A e E. Normalmente contêm ainda na sua composição conservantes, como o sorbato de potássio, emulsionantes e corantes.

A margarina é também feita à base de gorduras vegetais mas contém leite.  São mais utilizadas na culinária e possuem teores de gordura semelhantes aos da manteiga (70 a 80%)

Durante muitos anos quer os cremes vegetais quer as margarinas possuiam grandes quantidades de gorduras Trans (tipo de gordura muito prejudicial para  a saúde que é obtido através da hidrogenação). Actualmente a industria alimentar fez um esforço no sentido de retirar as gorduras trans dos seus produtos,

Então qual a melhor opção?



Seria então de esperar que as manteigas magras e os cremes vegetais fossem a melhor opção por terem um valor calórico mais baixo e um menor teor de gorduras saturas. Em termos de dieta de emagrecimento isto será verdade se tivermos em conta apenas o valor calórico total da dieta. No entanto será que vale a pena um produto menos calórico mas carregado de conservantes, corantes, emulsionantes e espessantes?

Um estudo recente revelou que a gordura saturada não é assim tão prejudicial como se pensava, não sendo a maior causa para doenças cardiovasculares como até agora se tem pensado. Sabendo que o nosso organismo necessita de gordura para a produção de hormonas, para absorção de vitamina A, D, E e K e que para além disso a gordura aumenta a saciedade e é fonte de energia na minha opinião mais vale optar por manteiga  ou Ghee, com moderação, do que optar por manteiga magra, cremes vegetais ou margarinas que já vimos que contém imensos aditivos, que a longo prazo são bem mais prejudiciais do que gordura saturada consumida com moderação.

Com isto não quero dizer que devemos comer gordura sem qualquer preocupação, mas a gordura saturada em quantidades moderadas não é assim tão má quanto se pensava, em vez disso talvez tenhamos que nos preocupar mais com a ingestão de hidratos de carbono em excesso e com a quantidade de aditivos existente numa grande quantidade de produtos que consumimos diariamente, , que esses sim podem ser mais prejudiciais.

3 Comments on “A gordura saturada será uma vilã para a saúde? Qual a opção mais saudável: Manteiga, margarina ou creme vegetal?

  1. Tenho feito manteiga de amendoim em casa. Uso apenas o amendoim e um pouco de sal. Gostaria de saber quais as vantagens ou desvantagens do consumo desta gordura comparativamente com outras manteigas magras e a Becel. Obrigada
  2. Boa tarde. Neste artigo apenas abordei a manteiga vs manteiga magra e margarinas. No entanto existem outras gorduras que são boas para a saúde nomeadamente a manteiga de amendoim que é rica em vitamina E, proteína, vitamina B3, fósforo, cobre, biotina e gordura monoinsaturada. Desta forma a manteiga de amendoim, especialmente se for caseira, não só é mais saudável como tem vantagens nutricionais relativamente à manteiga magra e margarinas.

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