Fiambre de Peru/Frango: Será tão saudável como parece?

Barbara de Almeida Araujo

Normalmente quando começamos a fazer uma dieta de emagrecimento ou quando tentamos adoptar hábitos alimentares mais saudáveis, uma das coisas que a maioria das pessoas faz de imediato é substituir o fiambre de porco por fiambre de aves.
O fiambre de aves é um daqueles alimentos que incluímos na nossa alimentação por pensarmos ser saudável, mas na realidade este alimento, tal como tantos outros alimentos processados, não é assim tão saudável como parece.
Se formos ler a lista de ingredientes ficamos logo assustados com a quantidade de aditivos. Normalmente são utilizados nitritos e nitratos servem para conservar os produtos e impedir o desenvolvimento de microorganismos. O problema é que estes conservantes podem levar ao desenvolvimento de nitrosaminas, que são substâncias potencialmente cancerígenas.
Para além disso os fiambres industrializados contêm açúcares na composição, excesso de sódio, podem conter glutamato monossódico, estabilizadores, aromas artificiais entre outros aditivos.
Ainda acha que o fiambre de aves que compra no supermercado é saudável?

Para ler mais recomendo este artigo Porque é que eu não dou fiambre ao meu filho?

Agora que tomou consciência da quantidade de aditivos que o fiambre contém porque não experimenta fazer o seu próprio fiambre em casa?

Fiambre de Frango Caseiro
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Ingredientes

  • 230g de peito de frango
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de sal
  • Pimenta q.b.
  • Ervas aromáticas a gosto

Instruções

  1. Num saco de plástico para alimentos colocar o mel e o sal. Colocar os peitos de frango, fechar o saco e misturar bem com a mistura de sal e mel. Se quiser pode adicionar ervas a gosto e/ou pimenta.
  2. Retirar o ar do saco e deixar os peitos de frango a marinar no frigorífico durante pelo menos 8 horas.
  3. Passar os peitos de frango por água corrente de forma a retirar o excesso de sal. De seguida retirar o excesso de humidade dos peitos de frango com papel de cozinha.
  4. Se quiser pode enrolar os peitos com cordel de modo a dar uma forma arredondada.
  5. Assar os peitos de frango a 120º durante cerca de 35 a 40 minutos.
  6. Depois é só cortar e comer =)
7.5
47
https://maniasdeumadietista.pt/2015/05/fiambre-de-perufrango-sera-tao-saudavel-como-parece.html

 

 
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4 Comments on “Fiambre de Peru/Frango: Será tão saudável como parece?

  1. Raramente compro fiambre, por isso, tentei fazer o meu próprio fiambre de peru e, sinceramente , não gostei. Ficou adocicado. Resultado: vou continuar a não comer fiambre

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