Estilo de vida Saudável na Praia

Barbara de Almeida Araujo

Os dias de praia por norma são longos e cansativos, mesmo quando passamos a maior parte do tempo sentados ou deitados na toalha. A não ser que se mantenha activo e pratique alguma actividade física na praia, por norma acabamos por não gastar muito mais calorias do que um dia normal. 

Mesmo de férias e em tempo de praia é possível ter uma alimentação saudável, manter-se activo e fugir às tentações (bolas de berlim, gelados, batata frita, bolachas). 

Para isso leve sempre uma lancheira consigo, de forma a garantir que come alimentos saudáveis e que se mantém saciado ao longo do dia (o que vai ajudar a não cometer excessos e a resistir a alimentos menos saudáveis que nos são oferecidos na praia), e pratique actividade física na praia.


O que podemos levar na lancheira?

Para os snacks: 

-Fruta (opte por frutas ricas em água como a melancia, meloa, pêssego, abacaxi, morangos. Maçã, pêra, kiwi, laranja também são boas opções)



-Vegetais crus (cenoura, pepino, aipo, rabanete, tomate)


-Chips de vegetais




-Oleaginosas (como amêndoas, nozes ou cajus)




Para o almoço:
Opte por levar uma salada, tortilha ou wrap ( feito com folhas de alface) ou sandes mas sem pão 

Para beber deve optar por água, mas também pode levar bebida de amêndoa ou água de coco.


Como posso manter-me activo na praia?

– Pode fazer caminhadas (ou correr) em vez de passar o dia todo sentado ou deitado na toalha;
– Quando for à água aproveite para nadar;
– Pode jogar volleyball ou futebol, fazer surf, stand up paddle;
– Pode fazer um circuito com exercícios como agachamentos, flexões ou burpees já que não exigem nenhum tipo de material;
– Se tiver um barco insuflável pode aproveitar para remar;
– De manhã ou ao final do dia pode fazer yoga…

São apenas algumas sugestões, existem inúmeras actividades que pode fazer na praia. O importante é que se mantenha activo, divirta-se, tenha uma alimentação saudável mas aproveite também para descansar e sair da rotina =) 



NOTA: Evite praticar exercício e evite a exposição directa ao sol nas horas de maior calor, ou seja entre as 11h e as 17.

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