Alimentos que ajudam no combate à Gripe e Constipação

Barbara de Almeida Araujo

Para combater a gripe e constipação nada melhor do que apostar numa alimentação saudável e equilibrada.

Alguns alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunitário e, portanto, ajudam a combater e/ou aliviar os sintomas:

Batata Doce – Rica em beta-caroteno (percursor de Vitamina A) ajuda a fortalecer o sistema imunitário e para além disso contém antioxidantes que combatem radicais livres.

Gengibre – Possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anti-oxidantes. Faça um chá de gengibre para aliviar os sintomas da gripe ou constipação.

Cogumelos – Aumentam a imunidade, promovem o aumento da capacidade respiratória, funcionando como expectorantes e anti-inflamatórios das vias respiratórias.

Alho – Estimula o sistema imunitário e tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.

Cebola – Possui quercetina, um potente antioxidante e anti-inflamatório.

Iogurtes e Leites fermentados – Possuem probióticos que reforçam o sistema imunitário.

Amêndoas com pele – Excelente fonte de Vitamina E, um potente antioxidante, e Zinco. Compostos encontrados na pele das amêndoas parecem ajudar o organismo a combater os vírus mais comuns que causam gripe e constipações.

Peixes gordos – São ricos em Omega 3, um potente anti-inflamatório.

Laranja, kiwi, limão, frutos vermelhos, papaia, abacaxi, brócolos, agrião, couves,  tomate – são ricos em vitamina C, um poderoso antioxidante.

Grãos integrais, oleaginosas, ostras, carne, leguminosas (como feijão, grão),  sementes de linhaça – Boas fontes de Zinco, mineral importante para o sistema imunitário.

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