6 Mitos Alimentares

Barbara de Almeida Araujo

MITO 1# A margarina é melhor que a manteigaLeia o meu artigo A gordura saturada será uma vilã para a saúde? Qual a opção mais saudável: Manteiga, margarina ou creme vegetal?

MITO 2# O leite é a maior fonte de cálcio O leite é fonte de cálcio, vitamina D e proteínas de alto valor biológico, contudo existem muitos vegetais, nomeadamente os de folha verde escura, que possuem mais cálcio do que o leite. Para além disso o cálcio presente nos vegetais é mais bem absorvido pelo nosso organismo do que o cálcio presente no leite.

MITO 3# Os ovos aumentam o colesterol A gema de ovo possui colesterol e até à pouco tempo recomendava-se limitar o seu consumo, por aumentarem o risco de doenças cardiovasculares. Contudo estudos têm vindo a demonstrar que a gordura saturada é o principal factor para o aumento do colesterol e que consumir 1 ovo por dia não apresenta riscos.

MITO 4# O pão integral engorda menos que o pão branco Em termos calóricos não apresentam uma diferença significativa, no entanto o pão integral é mais saudável por possuir farinhas menos refinadas, mais fibra e um índice glicémico mais baixo.

MITO 5# Beber água às refeições engorda A água não possui valor calórico, logo não engorda nem promove aumento de gordura. Contudo uma ingestão excessiva de água durante a refeição pode dilatar o estômago (>300ml). Por outro lado, a ingestão moderada (200 a 300ml) humedece o bolo alimentar,  favorecendo o processo digestivo.Deste modo pode e deve beber um copo de água durante a refeição.

MITO 6# Comer antes de dormir engorda Não necessariamente, depende essencialmete dos alimentos que escolhermos comer nesta altura do dia. Prefira alimentos ricos em proteína em detrimento de alimentos ricos em hidratos de carbono e/ou acucares. Veja o artigo O que comer antes de deitar?3 snacks que não engordam

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos. 
Famílias Saudáveis e Felizes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *