Actualmente andamos sempre a correr de um lado para o outro e é comum em consulta as pessoas dizerem-me que não conseguem ter uma alimentação equilibrada ao longo do dia porque não têm horários regulares ou porque têm muito trabalho e acabam por comer qualquer coisa na pastelaria ao lado ou mesmo tirar algo da máquina de vending e comer na secretária.
Uma alimentação incorrecta está associada a uma diminuição da produtividade e concentração aumento da fadiga, aumento de peso e de gordura corporal, Por isso, é fundamental uma alimentação equilibrada e saudável ao longo da semana não só para manter a forma como também o seu desempenho no trabalho.
As minhas dicas:
1 – Não saia de casa sem tomar o pequeno almoço, Vai ajudar a sentir-se saciado durante a manhã. Se acha que não tem tempo veja o meu post 5 pequenos almocos diferentes em menos de 5 minutos
2 – Sabe aquela gaveta onde guarda bolachas, chocolates e aperitivos? Pois bem, substitua esses alimentos por fruta e legumes desidratados (ex: coco, maça, pera, batata doce), frutos secos, bagas de goji, atum em lata ao natural. São alimentos com uma validade grande e não são perecíveis.
3 – Leve na sua mala/lancheira alimentos práticos, pouco calóricos mas saciantes como ovos cozidos, queijo (vaca que ri ou babybel), fruta e legumes (por exemplo cenoura, tiras de pepino ou aipo) frescos ou mesmo estas panquecas ou muffins de ovo.
4- Se tiver frigorífico no seu local de trabalho tenha sempre iogurtes naturais não açucarados ou com menos de 5g de hidratos de carbono por 100g. E porque não juntar umas sementes no iogurte? É mais um alimento que pode ter na sua gaveta: sementes de chia, linhaça, girassol, cânhamo ou abóbora.
5 – Mesmo que queira adiantar algum trabalho não coma à secretária/em frente ao computador. A refeição deve ser feita calmamente e fora do local de trabalho. Vai ver que terá maior concentração e irá trabalhar com maior disposição.
6- Água, tenha sempre uma garrafa à mão. Faça pequenas pausas para beber água. Se for necessário estipule um horário para beber água ou encher novamente a garrafa.
7 – Não tem nenhum restaurante/café perto que ofereça refeições saudáveis? Leve a sua marmita. Veja este post Como organizar a minha marmita.