9 Dicas para comer de forma saudável no restaurante

Barbara de Almeida Araujo

No fim de semana é normal almoçar ou jantar fora, sair um pouco da rotina e não estarmos tão preocupados com a preparação das refeições.
Comer fora de forma saudável pode ser um desafio, sobretudo ao fim de semana que é quando tendemos a cometer mais excessos alimentares, mas é sempre possível manter uma alimentação equilibrada. Tudo depende das nossas escolhas.

Dica 1# Comece por sondar o menu. Veja todas as opções para poder escolher de forma mais consciente e informada e ter a certeza que está a fazer a melhor escolha.

Dica 2# Cuidado com o pão, a manteiga e os patês. O melhor é nem deixar vir para a mesa.

Dica 3# Uma boa opção é pedir uma salada como entrada. Além de fornecer poucas calorias vai fornecer ainda vitaminas, minerais e fibra ao seu organismo e dar saciedade, evitando que exagere depois no prato principal. Peça sempre sem molho e tempere depois com azeite, vinagre ou sumo de limão e ervas aromáticas.

Dica 4# Relativamente ao prato principal opte por cozidos, grelhados, assados e estufados e evite os fritos, as carnes gordas e molhos em excesso.

Dica 5# Vegetais, muitos vegetais. Depois de já ter escolhido o prato principal pergunte sempre qual é o acompanhamento. Fuja das batatas fritas, arroz branco (a não ser que seja integral ou basmati) ou batata branca, peça para substituir por vegetais.

Dica 6# Para beber opte por água, um copo de vinho tinto ou cerveja sem álcool (tem metade das calorias da cerveja com álcool).

Dica 7# No final da refeição nem olhe novamente para a ementa para não ter a tentação de pedir uma sobremesa. Peça logo uma infusão de ervas ou um café (sem açúcar, claro!)

Dica 8# Não resiste à sobremesa? Opte por fruta..esqueça os doces e a salada de fruta que muitas vezes não só tem fruta enlatada como ainda lhe é adicionado açúcar.

Dica 9#   Não vá com fome, esta é aquela regra básica. Caso contrário a probabilidade de não resistir às entradas é maior. Faça em casa um snack ligeiro como um ovo cozido, 20g de frutos secos, 1 triângulo de queijo ou até uma sopa de legumes sem batata.

Hoje em dia felizmente já há imensos restaurantes com opções saudáveis, mas também há muitos que não têm quase nada equilibrado na ementa. Por isso o melhor é ir preparado, ter em mente o que deve pedir e escolher de acordo com as minhas dicas.

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

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