A moda da Tapioca: Tudo o que precisa saber!

Barbara de Almeida Araujo

Como fazer Tapioca para substituir o Pão

A tapioca é uma espécie de crepe, feito à base de fécula de madioca hidratada, muito popular no Brasil. Cá em Portugal só mais recentemente é que se consegue encontrar tapioca hidratada para a sua preparação.

A tapioca é rápida de preparar, é muito versátil já que o recheio tanto pode ser doce como salgado, é rica em hidratos de carbono de absorção rápida, é isenta de gordura e gluten e tem um baixo teor de sódio. Em termos calóricos 3 colheres de sopa de tapioca (60g) fornecem 140kcal.

Apesar do seu índice glicémico relativamente alto e baixo teor em fibra continua a ser uma melhor alternativa ao pão branco. Se adicionarmos sementes de linhaça moída ou chia, por exemplo, conseguimos tornar a sua absorção mais lenta, aumentar o teor de fibra, ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais e tornar a nossa tapioca mais saciante e nutritiva.

Para quem treina a Tapioca pode ser uma opção muito interessante para um pré-treino ou pós-treino já que vai fornecer energia, hidratos de carbono de rápida absorção e além disso é de fácil digestão.

Um senão…a preparação pode não ser assim tão fácil logo à primeira.

Algumas Dicas úteis:

Dica nº 1– Usar a Tapioca da Marca Terrinha (tapioca já hidratada)
Dica nº 2 –Colocar a tapioca na frigideira ainda fria untada com um pouco de óleo de coco
Dica nº 3 –  Espalhar a tapioca com a ajuda de um garfo
Dica nº 4 – Só virar quando a tapioca começar a soltar-se da frigideira

Receita: 3 colheres de sopa de tapioca hidratada + frigideira antiaderente



O recheio pode ser com o que quiser..é só puxar pela imaginação.

Tapioca de Salmão e chia
Tapioca de Beterraba
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Tapioca de Frango
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Tapioca de Morango e Chocolate
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Tapioca de maçã e canela

Pode encontrar a Tapioca hidratada aqui: 

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