4 Super Alimentos que tem de começar a comer já!!

Barbara de Almeida Araujo
Super alimentos é um termo utilizado para alimentos que podem ser grandes aliados na melhoria da saúde e com propriedades preventivas e/ou curativas. Geralmente são alimentos naturais que contém elevadas quantidades de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes.

Maca — É uma planta originária do Peru e da Bolívia.Rica em cálcio, ferro, magnésio, selénio, vitaminas C, E, B1 e B2. Contém 10% de proteína de alta qualidade, incluindo 7 aminoácidos essenciais.
A maca tem propriedades adaptogénicas, ou seja, adapta-se às necessidades do nosso organismo. É essencial para quem quer aumentar a massa muscular podendo ser incluída num batido pós-treino.
Reduz a fadiga, atenua os sintomas da menopausa, fortalece o sistema imunitário e promove a saúde mental.

Como usar: 500mg a 2g por dia adicionada a sumos ou batidos.

Sementes de Cânhamo – Contêm todos os aminoácidos essenciais, pelo que é uma proteína completa. Fonte de ácidos gordos como omega 3 e 6, minerais, vitaminas e fibra.
As sementes de canhamo são de fácil digestão, fortalecem o sistema imunitário, regulam os níveis de colesterol e de glícémia e reduzem a inflamação. São especialmente indicadas para vegans, pois por vezes podem ter carências nomeadamente proteicas, e desportista/praticantes de exercício físico já que ajuda na recuperação muscular.

Como usar: 1 colher de chá por dia adicionada a sopas, saladas, iogurte, sobremesas,massas, sumos ou batidos.

Camu Camu – É um fruto originário da amazónia muito rico em  vitamina C (contém 60 vezes mais vitamina C que a laranja), por isso é excelente para o sistema imunitário. Rico em potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco. Melhora a absorção de ferro, sendo por isso indicado em casos de anemia, favorece a formação de colagénio, é crucial para uma pele saudável, rápida cicatrização e ajuda na recuperação muscular após actividade física intensa.

Como usar: 1 colher de chá adicionada a sumos, smoothies ou, simplesmente, em água.

Spirulina – É uma alga de água doce de cor azul-esverdeada. Muito rica em proteína, vitaminas A, B1, B6, E e K, e minerais.
Tem propriedades antiinflamatórias, desintoxicantes e antibacterianas. Promove uma sensação de saciedade, melhora o desempenho físico, ajuda a aumentar a massa muscular e reduzir massa gorda, promove a redução do LDL-colesterol, regula a flora intestinal, regula os níveis de glicose no sangue (ajudando assim na prevenção de diabetes) e auxilia a perda de peso.

Como usar: 1 colher de café por dia adicionada a água, sumos, batidos, sopas, saladas ou sobremesas.


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Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos!

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