8 Dicas para acabar com os cravings

Barbara de Almeida Araujo

Sabe aqueles desejos incontroláveis de comer porcarias, normalmente doces ( e não falo em doces saudáveis, é mesmo daqueles carregados de açúcar refinado) e todo o tipo de junk food? Pois bem isso é o craving.
É normal em determinadas alturas sentirmos estes desejos, sobretudo se estivermos sobre stress ou estivermos mais em baixo por alguma razão.
Mas calma…podemos controlar ou diminuir estes terríveis cravings. 

1# Adopte hábitos alimentares saudáveis. Ok pode parecer uma dica óbvia mas de facto se tiver uma alimentação saudável livre de processados, açúcar refinado, edulcorantes (sim eu sei que não têm valor calórico relevante mas desequilibram a flora intestinal o que vai conduzir progressivamente a um aumento dos níveis de açúcar no sangue) e todo o tipo de junk food o seu corpo vai pedir menos porcarias.

2# Ande sempre com comida atrás. Se levar a sua marmita vai ter menos tentações, vai estar sempre saciado e não vai andar à procura de porcarias na pastelaria ou mesmo na máquina de vending.

3# Entre refeições opte por comer proteína e gordura saudável. Estes dois nutrientes vão ajudá-lo a manter-se saciado. Veja as minhas sugestões snacks que não engordam.

4#Se tem vontade de comer algo doce então aposte em alimentos ricos em crómio para ajudar a regular os níveis de acúcar no sangue (frutos secos, carne, levedura de cerveja,  cereais integrais, aveia,  e alguns vegetais como brócolos, feijão verde)

5# Vontade de comer chocolate? Inclua alimentos ricos em magnésio como banana, sementes de abóbora, espinafres, sementes de sésamo, quinoa).

6# Apetece-lhe alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção rápida ou alimentos processados? Então coma banana, ovos, carnes brancas e peixe.

7# Controle os seus níveis de stress. O stress vai desencadear uma resposta hormonal que o vai levar a comer mais e pior. Por isso relaxe, pratique exercício físico, distraia-se com uma actividade que lhe dê prazer.

8# Durma. Sim, durma pelo menos 8h por dia. Dormir pouco aumenta os níveis de grelina, a hormona da fome, e diminui os níveis de leptina, hormona que informa o hipotálamo que estamos saciados.

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos!

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