Alimentos light: SIM ou NÃO?

Barbara de Almeida Araujo

O termo light é utilizado em produtos que têm, no mínimo, uma redução de 25% de um componente em relação ao produto tradicional.
É comum as pessoas optarem por consumir alimentos light quando pretendem perder peso ou adoptar um estilo de vida mais saudável. Mas serão estes alimentos mais saudáveis???


Os alimentos light são mais saudáveis?
Nem sempre. A redução de um nutriente pressupõe a substituição de outros para que o alimento se mantenha com um sabor agradável. Muitas das vezes os ingredientes que são adicionados não são os mais saudáveis (por exemplo, num chocolate light é retirado o açúcar mas adicionado um edulcorante na maioria das vezes aspartame, o qual está associado a um aumento do risco de certas patologias veja o artigo Adoçantes Artificiais: Sim ou não? Veneno escondido?

Os produtos light são menos calóricos?
Não necessariamente. Alguns produtos com designação light podem apresentar uma redução de gordura mas conter açúcar, podendo inclusivamente o produto light ter as mesmas calorias que o produto original.

Posso comer produtos light à vontade?
Não!Muitas pessoas que estão a fazer dieta tendem a consumir produtos light e ter o pensamento que se é light posso comer à vontade. Ora mesmo sendo light contém calorias e como já referi não têm necessariamente um valor calórico inferior.

O meu conselho…na dúvida leia sempre o rótulo e não se deixe enganar pela publicidade e pela embalagem. Veja sempre os ingredientes e a informação nutricional, assim sabe exactamente o que está a escolher.  No entanto, o ideal será consumir, sempre que possível, produtos naturais. O melhor produto é sempre aquele que é menos processado e tem uma lista de ingredientes menor.

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *