12 Alimentos que retardam o envelhecimento

Barbara de Almeida Araujo

Sabia que certos alimentos contêm nutrientes que actuam a nível celular e ajudam a retardar o envelhecimento, prevenir certas doenças e aumentar a esperança média de vida?

Os frutos vermelhos, o abacate, os brócolos, as sementes de girassol, e os frutos secos são ricos em Vitamina E, uma vitamina que protege as células dos radicais livres.

Os espinafres, espargos e quinoa são ricos em Zinco, um mineral que combate o stress oxidativo.

A Vitamina C presente promove a síntese de colagénio, uma proteina que ajuda a prevenir e retardar o aparecimento de rugas e flacidez decorrente do processo natural de envelhecimento. A papaia, romã, kiwi e couve Kale são boas fontes de Vitamina C.

Para além da alimentação existem outros factores que podem ter um impacto no processo de envelhecimento. O consumo de álcool, tabagismo e ausência da prática de actividade física têm um impacto negativo sobre o mesmo.

Assim, uma alimentação variada e equilibrada e seguir um estilo de vida saudável são algumas estratégias a aplicar no nosso dia a dia de forma a ajudamos a retardar o processo de envelhecimento e sentirmo-nos melhor!

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes

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