4 Alimentos que deve parar de comer já se pretende perder peso.

Barbara de Almeida Araujo
Perder peso nem sempre é uma tarefa fácil. Por norma sabemos que os bolos de pastelaria, fritos e refrigerantes são pouco saudáveis e inimigos da dieta, mas existem outros que ainda consumimos pensando que não afetam o nosso peso.

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Quer perder peso? Então deixe de comer estes alimentos:

1# Cereais de Pequeno Almoço industrializados

Muitas vezes a publicidade leva-nos a crer que os cereais são saudáveis. Quando vamos ao hipermercado encontramos um corredor inteiro cheio de cereais, a variedade é imensa. Temos desde os cereais ditos para crianças, aos com fibra, frutos, “de dieta”….Na verdade a maioria destes cereais contêm grandes quantidades de açúcar, aditivos, gorduras e sal.

O meu conselho: Esqueça os cereais industrializados. Substitua por flocos de aveia, cevada, centeio, trigo sarraceno ou quinoa, ou faça a sua própria granola.

2# Adoçantes Artificiais

A industria alimentar utiliza adoçantes para reduzir as calorias de certos produtos. Actualmente somos levados a crer que os produtos light podem ser consumidos quase que à vontade, pois não têm açúcar e têm menos calorias que o produto tradicional. No entanto um estudo da Universidade de Sydney sugere que o consumo de adoçantes artificiais afetam as áreas do cérebro que estimulam a fome e incentivam a ingestão de mais calorias, podendo aumentar o risco de obesidade.

O meu conselho:  Evite os produtos light. Se come iogurtes magros opte por substituir pelos naturais. Troque os refrigerantes light por água, chás ou tisanas sem açúcar.

3# Pão branco

O pão pode fazer parte da nossa alimentação diária sem contribuir para um aumento do peso. No entanto o pão branco tem um elevado índice glicémico, é pobre em fibra e em proteína. Não trazendo vantagens sobretudo no emagrecimento.

O meu conselho: Se quer continuar a comer pão pode optar por pães feitos por exemplo à base de batata doce, farinha de amêndoa, banana, farinha de coco, aveia. trigo sarraceno, espelta, quinoa, kamut, teff.

4# Bolachas  Digestivas

Ainda é comum em consulta dizerem-me que comem a meio da manhã bolachas digestivas porque acham que não engordam e que são saudáveis. Na verdade as bolachas digestivas contêm mais fibra, o que poderia ser vantajoso, mas têm também um elevado teor de gordura. Para além disso, não deixam de ser um produto processado e como tal, pouco saudável.

O meu conselho: Evite comer bolachas industrializadas. O ideal será sempre fazer as suas, mas como nem sempre é possível antes de comprar bolachas veja sempre o rótulo. Tenha especial atenção com os ingredientes e com a quantidade de açúcares totais.

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Manias de uma Dietsta. Alimentação Saudável para todos. Famílias saudáveis e felizes

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