Plano Detox de 3 dias Pós-Páscoa

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Barbara de Almeida Araujo
 
A Páscoa é uma altura do ano em que tendemos a abusar do consumo de açúcar através da ingestão de chocolates, amêndoas e outras iguarias.

O açúcar tem vindo a ser considerado uma droga, um vício que actua como uma toxina para o nosso fígado. A longo prazo provoca consequências negativas no nosso organismo, como diabetes tipo 2 , obesidade e doenças cardiovasculares.

Depois da Páscoa que tal fazermos uma desintoxicação do organismo?

Vamos lá fazer este meu plano de 3 dias para se sentirem melhor e limparem o vosso organismo dos excessos:

Dia 1

Chia Seed Berry Coconut Smoothie Bowl (You need to try this!)- the most nutrient breakfast you can have! Packed with vitamin-rich berries, coconut, cleansing lemon and protein-rich chia seeds.Jejum: 1 copo de água morna com uma gotas de limão

Pequeno-almoço: Sumo feito com 1 maçã + 1 rodela de ananás + 1 chávena de espinafres + 1 punhado de salsa + 1 pedaço de curcuma fresca (3cm) + 1 pedaço de gengibre fresco (2-3cm) +1 pitada de pimenta preta. Se for necessário pode adicionar água ou água de coco

Meio da manhã: Pode petistar uma pequena porção de frutos secos (cerca de 20g)

Almoço: Sopa de Espinafres, Espargos e Quinoa (2 cebolas + 1 molho de espargos+ 1/4 chávena de quinoa + 1 molho de acelgas + 300g de espinafres + 1 pitada de pimenta cayenne + 1 colher de sopa de sumo de limão. Preparação: Escalde os espargos e reserve. Coza a quinoa no dobro da água durante 15 minutos com uma pitada de sal. Junte a cebola caramelizada, os espinafres e acelgas, grosseiramente, espargos e a pimenta, e deixe cozer até os legumes estarem macios. Triture e adicione no final o sumo de limão. Nota: rende mais de 1 porção)

Lanche: Batido com1/2 chávena de couve roxa + 1 banana + 1/2 chávena de mirtilos + 1 mão de couve kale + água . Topping 1 colher de chá de sementes de canhamo.

Jantar: Salada de 1/2 abacate + 1/2 tomate picado+ 1/2 cebola picada + 4 colheres de sopa de feijão preto cozido + 1 colher de sopa de sementes de sésamo. Sumo de limão, pimenta preta , coentros e azeite para temperar.

Ao longo do dia: 1,5L de chá de Alcachofra

Smoothie Bowls are a fun way to get some fresh produce into your mornings! Start off with the same base and customise your bowls into one of my 3 recipes! Top them will all sorts of great ingredients and enjoy your colourful smoothie bowl in the morning!Dia 2

Jejum: 1 copo de água morna com uma gotas de limão
Pequeno Almoço: Detox na Tigela (1 banana congelada + 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa + 160ml de bebida de amêndoa + 1/2 manga + 1/2 papaia. Topping: Sementes de chia, coco ralado)

Meio da manhã: Pode petistar cenoura crua + talos de aipo e uma pequena porção de frutos secos (15g)

Almoço: Salada com 1/2 pepino + 1 mão de espinafres salteados + 1 tomate pequeno picado + 2 ovos de coderniz + 1 colher de sopa de sementes de girassol torradas + 1/2 chávena de cogumelos salteados + 1/4 de batata doce assada. Salsa picada, azeite e sumo de lima para temperar.

Lanche: Batido com 2 kiwis + 1/2 chávena de ananás cortado aos cubos + 1/2 pepino + 1/2 lima + 1 colher de sobremesa de sementes de chia + 1 colher de chá de spirulina + água ou água de coco. Topping: 1 colher de sobremesa se sementes de goji

Ao longo do dia: 1,5L de chá Verde + Boldo + Cavalinha

Dia 3

Jejum: 1 copo de água morna com uma gotas de limão

Moroccan Chickpea Quinoa Power Salad - A quick salad loaded with sooo much flavor and it's perfect as a side or a main meal! #vegan #vegetarian #powersalad #quinoasalad | Littlespicejar.comPequeno Almoço: Batido de 200g de papaia + 1 banana da madeira congelada + 1 pedaço de gengibre (3cm)+ sumo de 1 lima + 1 cenoura + 2 colheres de sopa de aveia pré-cozida + 1 colher de café de canela + água de coco

Meio da manhã: Pode petistar uma maçã barrada com manteiga de amendoim e nibs de cacau cru

Almoço : Salada com 2 colheres de sopa de quinoa cozida + 1/2 chávena de cenoura ralada + 1 cebola pequena picada + 3 colheres de sopa de grão + 1 colher de sopa de passas + 1 colher de sopa de pistácios partidos + 5 tomates cereja cortados ao meio +  coentros picados. Tempere com limão e azeite.

Lanche: 1/4 abacate + 1/2 chávena de espinafres + 20g de nozes + 1/2 chávena de mirtilos congelados + 2 tamaras medjool + 1/4 colher de sopa de gengibre + canela a gosto

Jantar: Sopa 1 cebola + 1 dente de alho + 1/2 colher de sopa de curcuma + 1/2 colher de sopa de cominhos + 1/2 colher de sopa de gengibre + 1/3 colher de sopa de cardamomo + 1 chávena de brócolos + 1/2 chávena de lentilhas vermelhas demolhadas. Topping (opcional): folhas de menta e um fio de azeite no final. Rende mais de 1 porção.

Ao longo do dia: 1,5L de chá de Hibisco

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Famílias Saudáveis e Felizes.

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