7 dicas para fazer um jantar saudável mesmo quando chega tarde a casa

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Chega muitas vezes tarde a casa e não tem paciência para fazer jantar e petisca qualquer coisa apenas, acabando por recorrer ao pão, cereais ou mesmo bolachas?

Preparar um jantar saudável não requer necessariamente muito tempo. Basta ter um pouco de organização e claro força de vontade.

 

O ideal é optar por alimentos de fácil digestão que ajudem a proporcionar um sono tranquilo e ao mesmo tempo que mantenham os níveis de açúcar estáveis, para se sentir saciado.

 

1# Aproveite o fim de para fazer sopa e congele em porções. Assim quando chegar a casa pode descongelar uma sopa e comer. A sopa irá sacia-lo, ajudando-o a não petiscar coisas menos saudáveis e a conseguir aguentar até ter o jantar preparado.

2# Tenha sempre vegetais no frigorífico. Para poupar tempo poderá ter os vegetais já lavados, cortados e em sacos próprios devidamente fechados. Saltear legumes demora menos de 10 minutos.

3# Outra boa ideia é ter sempre na dispensa latas de atum (ao natural) e leguminosas cozidas. Em menos de 5 minutos consegue preparar uma salada de atum com feijão frade por exemplo.

4# Não podem faltar ovos em casa. Uma fonte de proteína de alto valor biológico rápida de preparar. Além disso são ricos em triptofano, um percursor de serotonina que melhora a qualidade do sono.

5# Uma boa fonte de hidratos de carbono de absorção lenta é a batata doce. Ah mas demora muito tempo a cozer!Não necessariamente, coloque a batata doce lavada no microondas e envolva em papel de cozinha. Em menos de 5 minutos está cozida.

6# Vai cozinhar bifes ou peixe? Em vez de fazer 1 porção faça em maior quantidade, assim pode guardar no frigorífico e ter uma fonte de proteína já pronta para uns dias. Depois é só ir variando nos legumes.

7# Planeie as refeições com antecedência. Para não chegar a casa e ter de pensar o que vai fazer a melhor estratégia é mesmo planear durante o fim de semana. Faça uma ementa semanal. Assim pode deixar as coisas organizadas de véspera (por exemplo deixar a carne ou o peixe a descongelar).

Não arranje desculpas, procure organizar-se e planear as refeições com antecedência. Assim é mais fácil manter uma alimentação saudável e equilibrada.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável.
Famílias Saudáveis e Felizes.
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