
A alimentação assume um papel muito importante não só na prevenção da inflamação mas também no alívio dos sintomas associados a certas patologias.
Quando o organismo é alvo de uma infeção causada por fatores externos (trauma, queimadura, infecção viral, bacteriana ou fúngica, ou outras), o sistema imunológico desencadeia um processo inflamatório. Esta inflamação é uma resposta natural do organismo e visa destruir os agentes agressores.
Algumas inflamações são crónicas como é o caso da artrite reumatóide, doença de crohn ou fibromialgia. Nestes a adopção de uma alimentação saudável que inclua determinados alimentos com propriedades anti-inflamatórias é essencial para melhorar a qualidade de vida.
O consumo de certos alimentos como hidratos de carbono refinados, alimentos processados, enchidos e fiambres promovem a inflamação. Por outro lado uma dieta rica em antioxidantes e isenta de produtos processados ajuda a combater a inflamação
10 Alimentos Anti-inflamatórios
Abacate – Rico em gordura monoinsaturada, carotenoides e tocoferóis. Estes compostos protegem contra a inflamação e ainda reduzem o risco de cancro.
Frutos vermelhos – Contêm antocianinas, substâncias com acção anti-inflamatória.
Uvas – Tal como os frutos vermelhos possuem antocianidas. Além deste composto são ricas em resveratrol, um polifenol com elevado poder antioxidante.
Curcuma – Esta especiaria contém curcumina que ajuda a inibir uma proteína que regula o sistema imunitário e que desencadeia processos inflamatórios. É especialmente eficaz na artrite e diabetes.
Tomate – Rico em licopeno, um antioxidante com potentes propriedades anti-inflamatórias. imunológico. A inclusão de um sumo de tomate por dia pode ajudar a reduzir os principais marcadores de inflamação associados a muitas doenças degenerativas.
Brócolos – Contém sulforafano, um composto com propriedades anti-inflamatórias e anti cancerígenas.
Gengibre – O gingerol, substancia ativa, reduz os níveis de inflamação aguda e crónica.
Chocolate negro – Possui diversos antioxidantes que reduzem a inflamação. Devemos escolher sempre um chocolate com >70% de cacau. O consumo de 2 quadrados por dia não interfere no peso, podendo ser inserido até numa dieta de emagrecimento.
Alimentos ricos em ómega 3 – Peixes gordos, sementes e nozes ajudam a reduzir o processo inflamatório.
Quinoa – Repleta de antioxidantes que podem reduzir a inflamação, especialmente nos tecidos gordos e nos intestinos.
Exemplo de plano alimentar para combater a inflamação
Pequeno-almoço | Papas de aveia com curcuma + 3 nozes (metades) |
Meio da manhã | 150g de frutos vermelhos + sementes |
Almoço | Salmão grelhado com brócolos e quinoa
2 quadrados de chocolate negro |
Lanche | Chá verde + ovos mexidos com abacate |
Jantar | Frango com gengibre, batata doce e salada de tomate com orégãos. 1 copo de vinho tinto |
Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!
2 Comments on “10 Alimentos Anti-inflamatórios e exemplo de plano alimentar para combater a inflamação”