Vontade incontrolável de comer doces? A chave pode estar no consumo de 2 nutrientes específicos

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Muitas pessoas em consulta referem-me que não conseguem resistir aos doces. Que sempre que vão beber um café têm de comer um bolo de pastelaria ou sempre que vão ao supermercado não resistem em trazer chocolates, bolachas ou outros alimentos ricos em açúcar refinado.

O sabor doce é inato e confere-nos uma sensação de prazer. Este prazer sensorial que ocorre após a ingestão de alimentos doces está relacionado com a ativação de determinadas zonas do cérebro que têm uma resposta semelhante à provocada pelo álcool ou por drogas opiácias.

Quando comemos alimentos açucarados há um aumento rápido da glicémia. Este aumento da glicémia leva a uma libertação de dopamina, um neurotransmissor que nos confere uma sensação de prazer imediato e que ativa o sistema de recompensa no nosso cérebro. Ao contrário do que acontece quando ingerimos alimentos ricos em fibras e hidratos de carbono complexos, quando ingerimos açúcar simples o pâncreas vai libertar uma grande quantidade de insulina e os níveis no sangue diminuem muito rapidamente.

Esta diminuição da glicémia vai gerar novamente vontade de comer doces e o ciclo inicia-se novamente, ou seja, quanto mais açúcar ingerimos mais queremos comer, e em maiores quantidades para mantermos os níveis de satisfação.  É nesta altura que perdemos o controlo e ficamos literalmente viciados em açúcar.

 

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A longo prazo a ingestão de açúcar provoca não só aumento do peso mas também está relacionada com o aparecimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

Mas a vontade de comer doces pode não ser apenas um desejo mas sim um aviso do organismo de que existem algumas carências nutricionais. A chave para diminuir esta vontade quase incontrolável de comer doces pode estar no consumo de dois nutrientes específicos: Crómio e Magnésio.

O crómio ajuda a regularizar os níveis de glicémia. Estudos demonstram que este mineral permite que a insulina seja utilizada de forma mais eficaz pelo organismo. Se os níveis de glicémia estiverem estáveis provavelmente terá menos vontade de comer doces “como se não houvesse amanhã”.

Se a sua vontade for específica por chocolate e não se consegue satisfazer com apenas 2 quadrados de chocolate e só fica satisfeito quando a tablete acabar, então é porque muito provavelmente o seu corpo precisa de magnésio. Isto também é válido para as mulheres na fase pré-menstrual já que nesta altura os níveis de magnésio tendem a diminuir.

Como posso obter crómio e magnésio? Através de suplementação ou da ingestão de alimentos ricos nestes nutrientes.

 

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Alimentos ricos em crómio:

Frutos secos, carne, levedura de cerveja, cereais integrais, aveia, brócolos, feijão verde, espinafre, cogumelos

Alimentos ricos em magnésio:

Banana, sementes de abóbora, espinafres, sementes de sésamo, quinoa.

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

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