5 Dicas para um processo de emagrecimento de sucesso

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O processo de perda de peso nem sempre é fácil, especialmente se os resultados demorarem a ser visíveis.

Quem está a fazer dieta de certeza que já teve vontade de desistir e voltar a comer como comia anteriormente.

Mas não podemos desistir. Fazer dieta requer força de vontade e persistência, e é muito mais do que simplesmente contar calorias. É um processo com altos e baixos que requer tempo e paciência, e se tiver em conta que emagrecer é uma consequência da mudança dos seus hábitos alimentares e não o objectivo em si, mais bem sucedido será.

Veja algumas dicas que podem ajudar para que seja bem sucedido no processo de perda de peso:

1. Mude a sua atitude. Isto é fundamental para uma perda de peso de sucesso. A forma como encarar a sua alimentação e todo o processo de emagrecimento é tão importante quanto o plano alimentar que lhe for prescrito. De nada vale ter um plano alimentar se não estiver verdadeiramente comprometido e motivado.

 

2. Teve uma festa, um jantar ou um dia mais stressante e comeu alimentos que não devia? Não faz mal, acontece. Deve afastar aquele pensamento de “perdido por cem perdido por mil” e voltar à sua rotina alimentar na refeição ou no dia seguinte.

 

3. Faça um diário alimentar. É uma boa forma de aumentar a sua autoconsciência acerca daquilo que come ao longo do dia e de perceber no final da semana onde está a falhar e se ainda existem hábitos alimentares que precise alterar (dica: escreva a vermelho ou noutra cor todas as asneiras que fizer ao longo da semana).

 

4. Não pense em dieta. Pense que tem de fazer alterações no seu dia a dia alimentar que a longo prazo se vão tornar num hábito. Para manter um peso saudável não deve fazer uma dieta demasiado restritiva que não vai conseguir manter por muito tempo, deve sim mudar os seus hábitos e adoptar um estilo de vida saudável.

 

5. Estipule objectivos realistas. Não queira perder 10kg em apenas um mês. Objectivos demasiado irrealistas só vão aumentar o seu grau de frustração e aumentar a probabilidade de voltar aos hábitos alimentares antigos. Estipule objectivos que sejam concretizáveis, por exemplo perder 1kg por semana.

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