8 Alimentos que não podem faltar na sua lista de compras

Junho 4, 2017 Manias de Uma Dietista No comments exist

Aquilo que levamos no carrinho do supermercado reflecte as nossas preferências, o nosso estilo de vida e a forma como nos alimentamos. Para garantir que tem uma alimentação saudável deve garantir que tem em casa os melhores alimentos.

Quando vamos ao supermercado somos bombardeados com diversos produtos e inevitavelmente influenciados pelo marketing,  e acabamos por trazer sempre no carrinho produtos menos saudáveis.

O ideal é ir sempre com uma lista de compras para o supermercado. Isto vai evitar que caia na tentação de trazer produtos que não deve e ainda ajuda a poupar tempo.

Recheie a sua despensa de alimentos saudáveis, e não se esqueça de incluir na sua lista de compras:

 

1. Legumes de folha verde escura

Ricos em ferro, ácido fólico, vitamina C e cálcio. Previnem doenças cardiovasculares e diminuem o risco de diabetes tipo 2. Podem ser consumidos crus, cozinhados ou incluídos em sopas ou batidos.

 

2. Especiarias

Ajudam a reduzir a quantidade de sal utilizada. Além disso algumas especiarias têm propriedades anti-inflamatórias (como a curcuma) e outras aceleram o metabolismo ( como o gengibre ou a canela).

 

3. Frutos oleaginosos

Ricos em gorduras insaturadas, fibra, vitaminas E e do complexo B, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, selénio e zinco Têm propriedades anti-inflamatorias, antioxindantes, regulam os níveis de colesterol, promovem a saciedade e controlam os níveis de açúcar no sangue.

 

4. Frutos vermelhos

Ricos em vitaminas e minerais os frutos vermelhos têm um elevado poder antioxidante, reforçam o sistema imunitário e previnem o aparecimento de cancro.

 

5. Ovos

Ricos em proteína, vitaminas e minerais os ovos são importantes para o bom funcionamento cerebral, melhoram a visão e são importantes para a recuperação muscular.

 

6. Cereais/Pseudocereais

Quinoa, trigo sarraceno, aveia, espelta são alguns dos exemplos. Ricos em fibra regulam o trânsito intestinal, saciam e ajudam a controlar os níveis de colesterol.

 

7. Peixes Gordos

Salmão, atum, cavala, sardinha são alguns dos peixes gordos. São ricos em ómega 3 e são excelentes aliados para o coração, já que previnem a formação de coágulos nas artérias, melhoram a resistência dos vasos sanguíneos, reduzem os trigicéridos e aumentam o HDL-colesterol. . Tente comprar sempre peixe do mar e evite os de aquicultura.

 

8. Cogumelos

Os cogumelos possuem baixo valor calórico e  baixo teor em gordura. São ricos em cobre, selénio, vitaminas B2, B3 e B5, alguns aminoácidos essenciais, fibra (especialmente os cogumelos Shitake), potássio e vitamina D. Além disso têm propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias, ajudam a regular a pressão arterial e reforçam o sistema imunológico.

 

 

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