8 Alimentos que não podem faltar na sua lista de compras

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Aquilo que levamos no carrinho do supermercado reflecte as nossas preferências, o nosso estilo de vida e a forma como nos alimentamos. Para garantir que tem uma alimentação saudável deve garantir que tem em casa os melhores alimentos.

Quando vamos ao supermercado somos bombardeados com diversos produtos e inevitavelmente influenciados pelo marketing,  e acabamos por trazer sempre no carrinho produtos menos saudáveis.

O ideal é ir sempre com uma lista de compras para o supermercado. Isto vai evitar que caia na tentação de trazer produtos que não deve e ainda ajuda a poupar tempo.

Recheie a sua despensa de alimentos saudáveis, e não se esqueça de incluir na sua lista de compras:

 

1. Legumes de folha verde escura

Ricos em ferro, ácido fólico, vitamina C e cálcio. Previnem doenças cardiovasculares e diminuem o risco de diabetes tipo 2. Podem ser consumidos crus, cozinhados ou incluídos em sopas ou batidos.

 

2. Especiarias

Ajudam a reduzir a quantidade de sal utilizada. Além disso algumas especiarias têm propriedades anti-inflamatórias (como a curcuma) e outras aceleram o metabolismo ( como o gengibre ou a canela).

 

3. Frutos oleaginosos

Ricos em gorduras insaturadas, fibra, vitaminas E e do complexo B, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, selénio e zinco Têm propriedades anti-inflamatorias, antioxindantes, regulam os níveis de colesterol, promovem a saciedade e controlam os níveis de açúcar no sangue.

 

4. Frutos vermelhos

Ricos em vitaminas e minerais os frutos vermelhos têm um elevado poder antioxidante, reforçam o sistema imunitário e previnem o aparecimento de cancro.

 

5. Ovos

Ricos em proteína, vitaminas e minerais os ovos são importantes para o bom funcionamento cerebral, melhoram a visão e são importantes para a recuperação muscular.

 

6. Cereais/Pseudocereais

Quinoa, trigo sarraceno, aveia, espelta são alguns dos exemplos. Ricos em fibra regulam o trânsito intestinal, saciam e ajudam a controlar os níveis de colesterol.

 

7. Peixes Gordos

Salmão, atum, cavala, sardinha são alguns dos peixes gordos. São ricos em ómega 3 e são excelentes aliados para o coração, já que previnem a formação de coágulos nas artérias, melhoram a resistência dos vasos sanguíneos, reduzem os trigicéridos e aumentam o HDL-colesterol. . Tente comprar sempre peixe do mar e evite os de aquicultura.

 

8. Cogumelos

Os cogumelos possuem baixo valor calórico e  baixo teor em gordura. São ricos em cobre, selénio, vitaminas B2, B3 e B5, alguns aminoácidos essenciais, fibra (especialmente os cogumelos Shitake), potássio e vitamina D. Além disso têm propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias, ajudam a regular a pressão arterial e reforçam o sistema imunológico.

 

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!
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