8 Frutas com poucos hidratos de carbono

maniasde-admin

Por fornecer diversas vitaminas, minerais, fibra, antioxidantes e fitonutrientes, o consumo de fruta tem diversos benefícios para a nossa saúde, tal como prevenção de alguns tipos de cancro, prevenção do envelhecimento precoce e regulação do trânsito intestinal. Por estas razões, a fruta deve ser inserida na nossa alimentação diária.

Mas a fruta não é toda igual. O teor de açúcar (frutose) varia e algumas têm um teor de hidratos de carbono elevado. Por isso, apesar de serem boas para a nossa saúde, em excesso podem contribuir para o aumento de peso. O ideal é consumir cerca de 2 a 3 peças de fruta por dia. Quando? Ao pequeno-almoço, a meio da manhã ou no lanche da tarde.

Veja nesta lista algumas das frutas com menos hidratos de carbono. Se está a tentar perder peso então é nestas frutas que deve apostar 😉

1- Abacate: 2,3g/100g

Rico em fibra, vitamina B6, K, C e E, potássio, folato, cobre e gorduras monoinsaturadas (em especial o ácido oleico, também encontrado no azeite). É um alimento que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, previne a diabetes tipo 2, combate a obstipação e é um bom aliado para uma pele e cabelos saudáveis.

 

2- Meloa: 4,2g/100g

Destaca-se o seu teor em potássio, vitamina A, C e fibra. A meloa ajuda a regular a pressão arterial e tem propriedades diuréticas, sendo indicada para pessoas com problemas renais.

 

3- Framboesa 5,1g/100g

Boa fonte de potássio, cálcio, vitamina C, ácido fólico, manganês e fibra, as framboesas combatem a retenção de líquidos, aumentam a absorção do ferro (sendo indicadas para quem tem anemia), estimulam a circulação, ajudam a prevenir o cancro e têm propriedades anti-inflamatórias.

 

4- Morango: 5,2g/100g

Ricos em água, vitaminas A, C, B1, B2 e B3, ferro, potássio, fósforo, magnésio,  cálcio e fibra. Ajudam a regular a pressão arterial, regulam o trânsito intestinal, têm propriedades anti-inflamatórias, ajudam a prevenir certos tipos de cancro e anemia.

 

5- Melancia: 5,5g/100

Rica em vitaminas A e C, água e licopeno. Tem propriedades diuréticas e depurativas, sendo ideal para quem sofre de retenção de líquidos.

 

6- Melão: 5,7g/100g

Fonte de vitamina A e C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Tem propriedades diuréticas, reforça o sistema imunitário, diminui a pressão arterial, previne doenças cardiovasculares e doenças renais.

 

7- Toranja: 6g/100g

Fonte de vitamina C e E, potássio, betacaroteno e flavonoides. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e reforça o sistema imunitário.  Além disso ajuda na digestão e promove o aumento da absorção de ferro.

 

8- Pessego: 8,1g/100g

Destaca-se pela sua riqueza em vitamina A, C, potássio e fibras. Ajuda a prevenir doenças como o cancro, por ser rico em antioxidante e é ainda benéfico para os rins, por causa do potássio. É bom para a saúde dos olhos, sacia e combate a obstipação.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

4 Comments on “8 Frutas com poucos hidratos de carbono

    1. As frutas desta lista, à excepção do abacate, são pouco calóricas. Apesar do valor calórico do abacate ser mais elevado este pode ser inserido numa dieta de emagrecimento ( se estiver a seguir uma dieta de baixo teor de hidratos de carbono pois o seu elevado valor calórico tem a ver com o seu teor em gordura, gordura essa que traz bastantes benefícios para a saúde).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *