9 Alimentos que refrescam

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A água é o principal constituinte do organismo, sendo o total de água corporal, num adulto, cerca de 52 a 66% (Instituto Hidratação e Saúde) do peso corporal.

A água é essencial para a vida, tendo como principais funções:
  • Transporte de nutrientes e de produtos resultantes do metabolismo;
  • Excreção de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são libertadas as substâncias estranhas que o corpo não necessita;
  • Regulação a temperatura corporal (quando o corpo está excessivamente quente, há um aumento da sudorese a fim de libertar calor através da evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo abaixamento da temperatura corporal. Não é a transpiração por si que faz arrefecer o indivíduo, mas sim a evaporação da água do suor produzido);
  • Interfere no funcionamento de todos os sistemas e órgãos;
  • Meio onde se dão todas as reacções;

Como é que o corpo perde água? 

Perdemos água pela urina, transpiração e até pela respiração e com o sol cada vez mais intenso uma hidratação adequada é fundamental.

 

Como posso manter-me hidratado? 

O ideal será beber pelo menos 1,5 a 2,0L de água por dia, mas para além da ingestão de água e bebidas não açucaradas (como chás ou águas aromatizadas), é importante ingerir alimentos ricos em água:

Alface – 96% de água. Além disso ainda é fonte de fibra e contêm poucas calorias. Uma salada com este calor até sabe bem e não engorda.

Rabanete – Com 95,6% é uma boa opção para colocar nas saladas ou comer como snack a meio da manhã. É ainda rico em potássio, fósforo e vitamina C.

Pepino – Contêm 95% de água e ainda fornece potássio, manganês e vitamina K. Que tal fazer sandes de pepino para o meio da manhã? Basta substituir o pão por rodelas de pepino, refresca e sacia.

Courgete – Possui 94% de água e é uma boa fonte de fibra, vitaminas C, magnésio e potássio. Substitua a massa por courgete espiralizada.

Melancia – Com 93,6% de água é ainda rica em vitamina C, A e B6, fósforo, ferro e cálcio. Para comer a qualquer altura do dia. Vai ajudar a saciar sem fornecer muitas calorias.

Espargos – Rico em ácido fólico, vitamina C, vitamina B1 e potássio, os espargos contêm 93,4% de água na sua composição. Experimente grelhar, ficam uma delícia.

Cogumelos – Com 93% de água os cogumelos são fornecedores de proteína e possuem poucas calorias. São muito versáteis e podem ser consumidos em diversos pratos.

Pimento – Possui 92,8% de água. Além disso é rico em vitamina C, A, ácido fólico, vitamina B6 e fibra. Experimente recheados ou assados.

Meloa – Excelente fonte de vitamina A e C e com 92% de água e uma fruta da época a incluir para se manter hidratado. Coma com iogurte e flocos de aveia ou granola caseira, um lanche que o vai saciar por algumas horas além de o hidratar.

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

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