Alimentação Saudável nos Santos Populares

maniasde-admin

Junho é o mês dos santos populares. Será esta época compatível com uma alimentação saudável? Sim, claro.  Mas como? Basta ter consciência daquilo que come e fazer escolhas acertadas.

Sardinha: É a rainha da festa e faz bem à saúde. Destaca-se a sua riqueza em ómega 3, uma gordura que é importante para a saúde cardiovascular, memória e desenvolvimento cognitivo.

O problema é que normalmente a sardinha vem acompanhada de pão, por isso o meu conselho é deixar o pão de lado e acompanhar as sardinhas com uma salada de pimentos assados, que além de saborosos são baixos em calorias e ricos em vitamina C, B6 e ácido fólico.

Caldo verde: A couve galega é rica em cálcio, mineral importante para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes. O problema do caldo verde reside na quantidade de batata branca utilizada na base, por isso deverá comer apenas uma tigela pequena. Quanto ao chouriço coma apenas uma rodela já que é um produto alimentar rico em sódio e não tem grandes benefícios em termos nutricionais.

Bebidas alcoólicas: O melhor será optar por 1 copo de vinho tinto ou por 1 cerveja. Evite a sangria ou caipirinhas pois contêm maior quantidade de açúcar.

Bifanas: Tipicamente são servidas em pão de trigo, que tem pouco interesse a nível nutricional. Além disso é habitual adicionarmos molhos como maionese, ketchup ou mostarda,  ou seja, adicionamos calorias extra.

O melhor será comer no prato com uma salada ou optar pela sardinha.

 

Festeje os santos populares de forma saudável.  Aproveite para dançar muito e gastar umas calorias.

Não se esqueça de se hidratar pois as noites têm sido quentes (beba água claro,  não vale com sangria nem com cerveja 😉 )

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *