Compras de supermercado inteligentes para uma vida saudável

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Quando for às compras lembre-se que aquilo que comprar vai determinar a forma como escolheu alimentar a sua família.

Se aquilo que comemos determina em grande parte a nossa saúde é essencial que compre alimentos saudáveis para proporcionar refeições saudáveis para si e para a sua família.

Planear as refeições, fazer uma lista com os alimentos necessários, não ir às compras com fome ( para evitar que compre alimentos menos saudáveis de forma impulsiva) e escolher os alimentos certos é fundamental para aumentar a saúde da sua despensa e frigorífico.

Os produtos processados devem ficar fora da nossa lista, devemos incluir essencialmente produtos naturais como fruta, legumes, carne, peixe, ovos, frutos secos e cereais/grãos de cereais integrais.

aubergines, bio, cabbage

Antes de ir às compras:

1- Planeie as refeições da semana. Assim consegue saber que alimentos irá precisar.

2 – Faça uma lista de compras de acordo com o planeamento que fez.

 

No supermercado:

Frutas e verduras: Escolha frutas e verduras da época e de preferência biológicos.

Tubérculos: Batata doce e inhame são alimentos a incluir, pela sua riqueza nutricional e baixo índice glicémico.

Carnes: Frango (biológico ou do campo), peru e coelho são boas opções. Evite a carne de porco e limite a ingestão de vaca para 2 vezes por semana. No caso da carne de vaca opte por comprar carne biológica ou DOP (denominação de origem protegida).

Pescado: Aqui o essencial é dar preferência a peixe , fresco ou congelado, pescado no mar e evite os peixes de aquicultura.

Cereais/grãos/pseudocereais: Aveia, trigo sarraceno, quinoa, amaranto, arroz basmati ou integral, por exemplo, são excelentes fontes de hidratos de carbono complexos.

Leguminosas: Grão, feijão, lentinhas, ervilhas, favas ou milho são bons fornecedores de ferro e possuem um baixo índice glicémico.

Leite, derivados e alternativas aos lacticínios: Caso consuma lacticínios a minha opinião é que deve optar pelos biológicos SEMPRE (sabia que os pesticidas encontrados nas rações que são dadas às vacas estão presentes no leite? e que são dadas hormonas às vacas para aumento da produção de leite, hormonas estas que passam para o leite?estes são apenas algumas das questões relacionadas com o consumo de leite, pelo menos o leite não biológico). Nos iogurtes o ideal é optar pelo natural e se for necessário poderá adoçar posteriormente com mel, açúcar de coco ou tâmaras. Dica: Procure iogurtes com <5,0g de hidratos de carbono por 100g. Em alternativa pode optar por bebidas vegetais (arroz, coco, amêndoa).

Gorduras: Oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, amendoim etc, sempre ao natural), sementes (linhaça, chia, papoila, girassol), óleo de coco e azeite. São todos fornecedores de gorduras saudáveis que têm diversos benefícios para a nossa saúde.

 

Compre mais alimentos inteiros, naturais e menos alimentos que venham em pacotes e com uma lista enorme de ingredientes.

 

Quando comprar alimentos embalados veja sempre o rótulo, analise não só a tabela nutricional mas também os ingredientes, quanto menos melhor (menos de 5). Evite produtos que tenham adoçantes artificiais, aditivos ou qualquer ingrediente que não consigam pronunciar.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

 

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