10 Alimentos Antioxidantes que mantêm a sua saúde

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Toda a gente já ouviu falar de antioxidantes e sabe que são substâncias importantes para o organismo e que o seu consumo traz benefícios para a nossa saúde. Mas sabe porque são importantes?

Todos os dias estamos expostos a agentes agressores que atacam o nosso organismo e prejudicam o seu normal funcionamento. Estes agentes, radicais livres, são produzidos durante o funcionamento normal da célula, na maior parte sob a forma de espécies reativas de oxigénio, mas também são introduzidos no organismo através de fatores externos como stress, radiação solar, poluição tabaco, bebidas alcoólicas.

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Os radicais livres são átomos ou moléculas altamente instáveis, que reagem com tudo o que as rodeia. Para adquirirem estabilidade atacam outros átomos ou moléculas e “roubam” eletrões, modificando as estruturas químicas. Uma vez produzidos, a maior parte destes radicais livres são removidos pelos antioxidantes, sendo por isso essencial que haja um equilíbrio entre a produção de radicais livres e as defesas antioxidantes para um normal funcionamento do organismo. Quando há um desequilíbrio ocorre o que chamamos de stress oxidativo, e nestas situações os radicais livres em excesso podem oxidar e danificar lípidos celulares, proteínas e DNA, inibindo a sua função normal e conduzindo a várias doenças (cancro, diabetes, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce).

Antioxidantes endógenos e exógenos

O nosso organismo possui antioxidantes endógenos, contudo o fornecimento de antioxidantes através da alimentação (antioxidantes exógenos) é fundamental para reforçar as defesas do organismo e evitar o aparecimento de doenças. Além disso alguns antioxidantes endógenos necessitam de algumas vitaminas e minerais para actuarem eficazmente.

Este reforço é especialmente importante quando estamos expostos a situações que potenciam a produção de radicais livres (como a poluição), na prática de exercício físico intenso, ou em situações de inflamação.

 

Top 10 Alimentos Antioxidantes

Grapes on Black Bowl

As frutas e vegetais estão no top mas existem outros alimentos que também nos fornecem boas quantidades de antioxidantes. Frutos oleaginosos, sementes e cereais integrais também entram nesta lista.

Veja alguns dos alimentos que pode (e deve) inserir no seu dia a dia para reforçar as suas defesas e melhorar a sua saúde:

1# Uvas – As casca e as grainhas das uvas, especialmente as pretas, estão carreadas de resveratrol, um polifenol com prorpiedades antioxidantes.

2# Mirtilos– É dos frutos que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Além disso, previnem a diabetes, melhoram a visão, ajudam a reduzir o colesterol e quando ingerido sob a forma de chá ou sumo ajuda a tratar e prevenir infecções urinárias.

3# Amêndoas– São ricas em Vitamina E, um antioxidante que protege as células da oxidação (uma dose de 28g fornece 37% da dose diária recomendada de vitamina E). A maior parte dos antioxidantes está na pele por isso lembre-se de comer amêndoas com pele.

4# Tomate – Rico em licopeno, uma substancia que para além de ter propriedades antioxidantese nos homens ainda reduz o risco de cancro da próstata. Além disso, é boa fonte de vitamina C, outra vitamina com propriedades antioxidantes.

5# Quinoa – A quinoa é fonte de hidratos de carbono, proteína e antioxidantes. Sendo diversos os seus benefícios para a saúde. Pode comer em saladas, nas papas, fazer granola ou utilizar em sobremesas.

6# Sementes de girassol – Ricas em selénio e vitamina E são eficazes no combate aos radicais livres. Coma um punhado a meio da manhã ou adicione às suas saladas, iogurte ou batidos de fruta.

7# Couve Kale – Rica em vitamina A, C, Cobre e fitonutrientes que contribuem para a redução do stress oxidativo. Além disso é boa fonte de cálcio, ajudando a prevenir a osteoporose.

8# Feijão preto – Fonte de zinco, um mineral essencial para o bom funcionamento dos antioxidantes endógenos, pois influencia a acção da enzima superóxido dismutase.

9# Manga – Contém vitamina C e A duas vitaminas antioxidantes. Além disso, são muito úteis para manterem uma visão saudável e uma pele brilhante e bonita.

10# Camarão – É uma excelente fonte de selénio, um mineral que atua em conjunto com a vitamina E, combatendo a acção dos radicais livres.

 

Tenha uma alimentação variada e colorida. Assim garante que está a ingerir antioxidantes nas doses certas 😉

 

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