5 acompanhamentos para quem está farto de comer sempre a mesma coisa

maniasde-admin

A maioria das pessoas acaba por comer quase sempre os mesmos acompanhamentos ao longo da semana. Quem está a tentar perder peso geralmente fica pela salada ou brócolos. Quem quer manter opta por comer batata, arroz, massa e/ou salada. E se formos a ver pouco ou nada variamos.

Sei que nem sempre temos tempo e é mais fácil chegar a casa, acender o lume e deixar um bocado de arroz a cozer em água enquanto fazemos outras coisas. Ou então apenas nos falta um pouco de imaginação e acabamos por fazer aquilo que é mais habitual.

Que tal variamos um bocadinho? Senão passamos o ano todo a comer massa e arroz 😉

 

1- Arroz de couve flor e cenoura

Resultado de imagem para cauliflower rice carrot

A couve flor possui apenas 29kcal e 3,4g de hidratos de carbono por 100g, sendo por isso uma boa opção para quem queira reduzir o consumo de hidratos de carbono. Como é isenta de glúten é adequada para intolerantes ao glúten/celíacos. Como fazer? Basta colocar a couve flor num processador e triturar. Juntar um pouco de sumo de limão e sal e misturar. Numa frigideira colocar um dente de alho, cebola picada e cenoura ralada. Deixar refogar um pouco, adicionar a couve flor triturada e saltear por cerca de 4 minutos.

 

2- Chips de mandioca, batata doce e beterrabaResultado de imagem para chips sweet potato mandioc beetroot

São uma versão mais saudável das tradicionais batatas fritas, porque não são fritas e porque a batata doce,  a mandioca e a beterraba são mais ricas do ponto de vista nutricional e têm um índice glicémico mais baixo comparativamente com a batata. Como fazer? Comece por lavar e  descascar a mandioca, a batata doce e a beterraba. Corte em rodelas finas com ajuda de uma mandolina. Retire o excesso de água com papel absorvente e disponha as fatias num tabuleiro, forrado com papel vegetal. Pincele as fatias com uma mistura de azeite e ervas aromáticas e leve ao forno até estarem douradas.

 

3- Puré de courgete e hortelã

A courgete é um legume que nunca falta no meu frigorífico. É versátil, pobre em calorias e hidratos de carbono (19kcal e 2,0g de hidratos de carbono por 100g) , rico em água, fibra, potássio e vitamina C. Este puré é delicioso e prepara-se num instante. Como fazer? Precisa de 1kg de courgete, azeite, cebola, 3 dentes de alho, 1 colher de sopa de hortelã fresca, sal e pimenta q.b. Basta lavar a courgete, retirar as pontas e cortar em pedaços. Colocar num wok juntamente com um fio de azeite, a cebola cortada as rodelas e os dentes de alho picados. Deixar saltear e quando a courgete estiver cozinhada só precisa de juntar a hortelã e temperar a gosto. Depois é so transferir tudo para um processador e triturar. Se for necessário pode juntar um pouco de água. A receita original podem ver aqui.

4- Salada de couve roxa espiralizada com molho de iogurte e mostarda
Resultado de imagem para spiralize red cabbage
 A couve roxa é rica em antioxidantes, vitamina A, vitamina C,  vitamina K, potássio e manganês, Ajuda a reforçar o sistema imunitário, combate o envelhecimento precoce, ajuda a regular a pressão arterial e reduz o risco de aparecimento de Alzheimer . Como fazer? Numa tigela colocar a couve espiralizada. Adicionar iogurte grego, vinagre de cidra ou sumo de limão e mostarda dijon. Misturar tudo e está pronto a comer.
5- Couscous com tomate cereja, pepino, coentros e cominhos.
Couscous Salad with Tomatoes and Mint
Quando chego tarde a casa e não tenho nada preparado recorro muitas vezes aos couscous. Não demora quase nada a preparar e dá para combinar com diversos sabores. Agora no verão gosto de juntar tomate, pepino e coentros. É fresco e sacia. Como fazer: Ferver um pouco de água, cobrir os couscous e deixar repousar por 5 minutos. Numa tigela colocar os couscous, os tomates partidos ao meio ou em quartos, o pepino cortado aos cubos e os coentros picados. Adicionar sal, cominhos e um fio de azeite. Misturar tudo e já está.
Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!</h5

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *