5 Bebidas ideais para o verão que não engordam (e sem álcool)

Etiquetas:,

maniasde-admin

No verão apetece beber bebidas frescas, saborosas e coloridas. Além disso, a frequência das saídas nocturnas é maior, temos mais eventos sociais como jantares com amigos, casamentos e festivais de verão e nestas ocasiões é mais frequente o consumo de bebidas alcoólicas (sabem bem e refrescam). Mas o problema não é beber um copo ocasionalmente, mas sim beber mais do que um numa noite e praticamente todos os fins de semana.

São as cervejas fresquinhas, o copo de sangria, a caipirinha fresca e docinha…sim eu sei que sabem bem, mas não são nada (mas mesmo nada) amigas da balança. Aliás, o álcool não só dificulta a perda de peso como promove a acumulação de gordura abdominal, a qual está associada a um aumento do risco de doença cardiovascular.

O álcool é obtido através da fermentação do açúcar e, por isso, tem 7 kcal por grama, enquanto que os hidratos de carbono e as proteínas, que contêm 4 kcal por grama e a gordura 9kcal por grama. Ao contrário dos outros nutrientes o álcool é o que chamamos de caloria vazia, pois não traz qualquer benefício à saúde, apenas nos fornece calorias e nada mais (não fornece fibra, vitaminas ou minerais).

Sabia que uma caipirinha tem cerca de 256kcal, uma lata de cerveja tem cerca de 160kcal, um copo de sangria cerca de 170kcal e um copo de vinho do porto 74kcal?

Por exemplo, se numa noite beber 2 caipirinhas está a ingerir quase 26% das calorias diárias (tendo em conta que um adulto precisa em média de 2000kcal). Ou seja está a ingerir uma quantidade significativa das calorias diárias sem benefícios para a saúde e sem o saciar.

Mas calma, há sempre alternativas menos calóricas e mais saudáveis. Veja estas sugestões:

 

1# “Mojito”

Full Drinking Glass With Slice of Lime

3 Ramos de hortelã;

1 Raiz de gengibre (5 cm);

1 + ½ chávena de água;

2 Limões;

2 Limas;

Folhas de hortelã qb.;

1L Água

Gelo. q.b.

Hortelã q.b.

Preparação: Colocar numa panela o gengibre descascado e cortado às rodelas, uma chávena de água e a hortelã. Deixar ferver em lume brando durante 5 minutos até reduzir para cerca de metade a quantidade do líquido. De seguida deixar arrefecer e coar. Num jarro colocar os limões e as limas cortados ás rodelas, algumas folhas de hortelã e o preparado anterior.  Juntar  a restante água ou até cobrir o jarro e deixar repousar antes de servir. Adicionar gelo.

 

2# Refresco de frutos vermelhos

Red Cherry and Grapes on Clear Glass Bottle

1 chávena de frutos vermelhos

1/2 limão

5 folhas de hortelã

1 litro de água de coco

gelo q.b.

Preparação: Cortar o limão em rodelas finas. Num frasco colocar os frutos vermelhos e a hortelã. Adicionar o gelo e dispor as rodelas de limão contra as paredes do frasco. Encher o frasco com água de coco e deixar repousar no frigorífico de um dia para o outro ou durante pelo menos 4 horas.

3 # Refresco de café
Resultado de imagem para mazagran

1 café expresso

1 chávena de água de preferência fria

1  colher de sopa de sumo de limão

2 rodelas de limão

gelo q.b.
Preparação: o gelo, a água fresca o sumo de limão e as rodelas de limão num copo. Acrescentar o café à mistura de gelo e limão. Mexer bem e está pronto a servir.

 4# Água aromatizada com laranja, gengibre e canelaResultado de imagem para flavored water orange ginger

1L de água
3 laranjas

100g de gengibre

30g de canela em pau

Preparação: Rale a casca da laranja e coloque numa jarra. Adicione a água e um pedaço de gengibre. Junte as laranjas às rodelas, o resto do gengibre cortado também às rodelas e o pau de canela. Coloque no frigorífico.

 

5# Água aromatizada com melancia e alecrim

Imagem relacionada

2 fatias de melancia

1 ramo de alecrim

água e gelo q.b.

Preparação: Numa jarra colocar o ramo de alecrim e a melancia cortada aos cubos e esmagar ligeiramente para libertar o sabor. Adicionar gelo e encher o frasco com água. Guardar no frigorífico.

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!
Etiquetas:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *