Dicas para fazer uma refeição leve e rápida, mesmo quando chega tarde a casa

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Não é difícil fazer um jantar saudável mesmo quando se chega tarde a casa. Uma tigela, uns legumes e uma boa fonte de proteína é tudo o que precisa para fazer uma refeição ligeira mas carregada de vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes.

Basta juntar os ingredientes certos e tem uma salada refrescante, saciante e colorida. Para isso só tem de seguir estes passos :

1 – Escolha grãos ou pseudo-cereais ricos em fibra como quinoa, millet, trigo sarraceno ou amaranto. Outra opção é usar batata doce assada no forno.

2- Adicione uma fonte de proteína.  Salmão, peru, frango, atum ou ovo cozido são boas opções. Outra opção é juntar camarão, demora só 3 minutos a cozer, mais rápido que isto é quase impossível.

3- Aposte em vegetais de folha verde como rúcula, agrião, alface. Estes vão adicionar fibra, água e contêm poucas calorias.

4 – Dê cor à tigela. Adicione os seus legumes preferidos, por exemplo, cenoura ralada, beterraba, beringela grelhada, courgete salteada, pimento

5 – A gordura também é importante: nozes, amêndoas, cajus, sementes de girassol, linhaça, são fontes de ómega 3, um ácido gordo essencial aliado do cérebro e coração.

6 – Não se esqueça do tempero: Ervas aromáticas e especiarias vão adicionar sabor. Pode ainda utilizar azeite, vinagre ou sumo de limão.

Eu sei que às vezes é mais fácil chegar a casa por água a ferver, cozer uma massa e fritar um bife, mas fazer uma refeição mais nutritiva não requer necessariamente mais tempo. Com um pouco de organização consegue ter uma alimentação mais equilibrada e saudável.

DICA: No fim de semana deixe tudo preparado no frigorífico. Coza frango e salmão, desfie e guarde no frigorífico em caixas. Quanto aos legumes pode lavar, cortar e guardar em caixas ou sacos próprios, depois na altura é só meter na tigela, saltear ou grelhar. Simples não é?

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
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