10 razões para comer mais bananas

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A banana é um fruto com diversos benefícios. Algumas pessoas não comem banana porque acham que engorda, mas é como tudo, em excesso pode promover um aumento de peso pois apesar de tudo contém açúcar.

Atletas e praticantes de atividade física costumam apostar neste fruto. Sabia que duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos?

Mas os benefícios da banana vão muito mais além de fornecer energia, também ajuda a prevenir doenças.

100g de banana fornecem 95kcal, 72% de água, 21,8g de hidratos de carbono, 28mg de magnésio, 425mg de potássio e 10g de vitamina C. A banana verde é rica em amido, o qual é transformado em glucose, frutose e sacarose quando a banana amadurece. Por isso se for treinar deve comer no pós treino uma banana verde. Já depois do treino o ideal é comer uma banana madura para repor rapidamente o glicogénio.

Razões para comer banana: 

1# Combate a depressão – Contem triptofano, um percursor de serotonina. A serotonina é responsável pela sensação de bem estar e melhora o humor.

2# Previne anemia– Por ser rica em ferro estimula a produção de hemoglobina.

3# Regula a pressão arterial – Rica em potássio e pobre em sódio ajuda a regular a pressão arterial, sendo indicada para quem tenha hipertensão arterial.

4# Melhora a qualidade do sono – A serotonina ajuda também a regular o sono, por isso ao inserir banana na sua alimentação de certeza que vai dormir melhor e mais relaxado.

5# Combate a azia – Se sofre de azia experimente comer uma banana pois esta contém um antiácido natural.

6# Ajuda a aumentar a massa muscular – Por ser rica em magnésio é um bom aliado para o aumento de massa muscular, já que este mineral é importante para a síntese proteica.

7# Para uma recuperação muscular mais rápida – O potássio ajuda no relaxamento muscular

8# Melhora a saúde intestinal – Comer banana sobretudo se ainda estiver verde pode ser benéfico para o intestino. A banana contém dois tipos de fibra pectina (a quantidade diminui à medida que amadurece) e amido resistente (encontrado na banana verde). O amido resistente resiste à digestão no intestino, sendo utilizado como substrato pelas bactérias do intestino.

9# Confere saciedade – O amido resistente presente na banana (verde) funciona de forma semelhante à fibra solúvel. Por outro lado a banana madura tem menir quantidade de amido resistente mas contém mais pectina. Tanto a pectina como o amido resistente ajudam a diminuir o apetite e conferem sensação de saciedade.

10# Pode melhorar a sensibilidade à insulina – Estudos indicam que o consumo de 15 a 30g/dia de amido resistente pode melhorar a sensibilidade à insulina em 33 a 55%. Sendo a banana verde boa fonte de amido resistente, pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e consequentemente reduzir o risco de Diabetes.

 

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