8 Dicas para não engordar nas férias

Manias de Uma Dietista

O ideal é mantermos um peso saudável ao longo do ano e mantermos um estilo de vida saudável e equilibrado. Nas férias é perfeitamente normal relaxarmos mais relativamente à nossa alimentação, até porque os horários e as rotinas acabam por ser um pouco diferentes.

Mas é possível não engordar (muito) nas férias. Basta seguir estas dicas:

1# Mantenha-se hidratado

Procure beber pelo menos 1,5L de água por dia e beba um copo de água meia hora antes das refeições, isto vai ajudar a não ir com tanta fome e evita que coma em demasia. Além disso, muitas vezes o nosso cérebro confunde a sensação de sede com fome.

2# Coma mais alimentos ricos em fibra

Os alimentos ricos em fibra como as frutas com casca, verduras, cereais integrais, sementes e oleaginosas promovem a sensação de saciedade. Por isso lembre-se de incluir estes alimentos no seu dia a dia.

3# Não exagere no álcool

O álcool tem mais calorias do que imagina (7kcal/g). Além disso, tem pouco interesse do ponto de vista nutricional pois não fornece vitaminas ou minerais.

É claro que uma bebida ocasionalmente sabe bem, especialmente no verão, mas lembre-se que o consumo exagerado vai favorecer a acumulação de gordura (sobretudo abdominal), por isso nada de abusar.

4# Mexa-se mais

Aproveite os dias quentes e longos para aumentar a atividade física. Não se limite a ficar deitado na toalha a apanhar sol, vá dar um passeio, leve raquetes ou uma bola para jogar ou aproveite para nadar um bocado.

5# Saboreie os alimentos

Coma devagar, pausadamente e saboreie os alimentos.

A digestão começa na boca por isso mastigar os alimentos devagar vai facilitar o processo digestivo e ao mesmo tempo vai dar tempo para o estômago avisar o cérebro de que o organismo já recebeu o que precisava.

6# Leve snacks saudáveis para a praia

Lembre-se de levar sempre a marmita. Se tiver sempre à mão snacks saudáveis vai conseguir resistir mais facilmente às bolas de Berlim e aos gelados. Veja aqui snacks saudáveis para levar para a praia.

7# Cuidado com o que escolhe para comer nos restaurantes

Uma boa estratégia para escolher de forma racional é não ir com fome para o restaurante. Coma um iogurte, uma sopa, vegetais crus ou um punhado de frutos secos antes de ir para o restaurante. Se não estiver com demasiada fome há mais probabilidade de fazer escolhas alimentares saudáveis.

8# Fruta sim mas com moderação

A fruta de verão é mais saborosa e apelativa e há quem passe o dia a comer fruta quando está na praia. Mas atenção, apesar de saudável a fruta tem açúcar e se comer em excesso pode contribuir para o aumento de peso. O ideal é comer cerca de 2 a 3 peças por dia.

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes

 

Use o cupão MANIAS10 para 10% de desconto na prozis ou  diretamente em prozis.com/VrD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *